Dentro de pouco tempo, o acervo da lendária Biblioteca Laminense, fundada pelo diplomata Napoleão Reis em 1897, estará disponível para visitação. Livros que por muito tempo ficaram guardados e que representam uma fase rica e importante da história de Lamim começam a ser expostos na Casa de Cultura, sede da secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Esportes.
De acordo com a secretária Nathália Assis, a administração municipal contratou uma profissional em biblioteconomia que realiza a higienização e restauração de obras literárias do acervo da biblioteca laminense. “Além desse trabalho, está sendo feito a catalogação e registro das obras raras remanescentes da instituição fundada no final do século XIX. Também está sendo feita a realocação e organização da biblioteca laminense na principal sala na casa de cultura”, finalizou a secretária.
Várias obras literárias já estão neste local, que será dedicado à visitação do que ficou do acervo da biblioteca, que foi base para criação de dezenas de outras em Minas Gerais.
Vamos ajudar
Caso alguém saiba onde tem ou esteja de posse de algum livro, folheto, revista, fotos, moedas e outros ítens que pertença ao acervo da Biblioteca Laminense, a secretaria orienta que seja entregue na Casa da Cultura em Lamim (antigo segundo grau).