×

Garimpo ilegal de ouro é fechado em área de preservação, em Mariana

Suspeitos perceberam a aproximação da polícia e fugiram, se escondendo na vegetação do local, que fica na zona rural do distrito de Furquim

Uma operação da Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente fecho, na última terça-feira (17 de dezembro), um garimpo ilegal de ouro no distrito de Furquim, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. Ninguém foi preso.

Segundo a corporação, durante a ação, os militares entraram em uma trilha e, ao se aproximarem, perceberam que o motor estava em “pleno funcionamento”. Entretanto, quando os agentes se aproximaram do local, um dos garimpeiros percebeu a aproximação e avisou os outros comparsas, que fugiram em direção à mata do local. 

Ao todo, ainda conforme a PM, foram avistados ao menos seis suspeitos atuando no local da lavra. Apesar das buscas, nenhum deles foi localizado. No local, foi encontrada uma draga, composta por uma balsa com um motor de caminhão, que estava acoplado a uma bomba de sucção. 

O equipamento era utilizado para fazer a dragagem da margem esquerda do ribeirão do Carmo, sendo que já tinha sido danificada uma área de aproximadamente mil metros quadrados de uma área de preservação permanente, com a supressão de toda a vegetação. 

O motor, 30 litros de diesel e outros equipamentos foram apreendidos e serão encaminhados para a Mina da Passagem, onde permanecerão até que a Justiça determine o destino dos itens. Ainda conforme a PM, parte do maquinário permaneceu no local, uma vez que são muito pesados e o garimpo ficava em um ponto de difícil acesso.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

FONTE O TEMPO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp