Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o Solar Barão de Suaçuí, em Conselheiro Lafaiete, foi palco da Assembleia Geral do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres). Durante o evento, foram eleitos e empossados o prefeito de Ouro Branco, Sávio Fontes, como presidente, e o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas, como vice-presidente do consórcio.
O Ecotres foi idealizado em 2005, durante a gestão do então prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, e formalizado como consórcio público em 2008. Ele é formado pelos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, com o objetivo de promover a destinação correta e sustentável dos resíduos sólidos produzidos nessas localidades.
A solenidade contou com a presença de importantes lideranças regionais, como o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, o vice-prefeito Zelinho, o ex-prefeito de Conselheiro Lafaiete e ex-presidente do consórcio, Mário Marcus, o atual prefeito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas, o prefeito de Ouro Branco, Sávio Fontes, e o secretário de Meio Ambiente de Ouro Branco, Neylor Aarão, além de membros da equipe do consórcio.
Em seu discurso, Mário Marcus celebrou os avanços obtidos durante sua gestão à frente do Ecotres: “É uma alegria estar aqui hoje. Conseguimos muitos avanços ao longo desses anos, incluindo a renovação da licença ambiental por mais 10 anos.”
Anderson Cabido, ressaltou a importância da integração entre as cidades: “Estamos integrados com as três cidades e vamos continuar trabalhando em conjunto. Conseguimos superar grandes desafios, como a resolução do problema do lixão.”
O novo presidente, Sávio Fontes, destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado: ”Me sinto honrado em assumir a presidência e poder dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido feito até aqui.”