A primeira moto voadora do mundo promete revolucionar a forma como nos deslocamos, com a capacidade de atingir velocidades de até 100 km/h e oferecer autonomia de voo entre 25 e 40 minutos, permitindo viagens rápidas e práticas pelo ar.
Uma moto voadora? Uma empresa apresentou na Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas, o Skyrider X1, um híbrido de ciclomotor e quadricóptero. A promessa deles é ambiciosa: permitir que passageiros voem para evitar o trânsito já em 2026.
Moto voadora? Uma nova era da mobilidade
A Rictor já é conhecida por sua e-bike K1, mas agora almeja algo muito maior. Segundo a empresa, o Skyrider X1 é o resultado de anos de pesquisa e inovação em mobilidade terrestre, aérea e marítima.
Na CES 2025, a versão conceitual do veículo chamou a atenção e foi amplamente divulgada como uma das principais atrações do evento.
A empresa se descreve como uma referência em soluções visionárias e tecnológicas. Embora as motocicletas voadoras sejam um conceito ainda distante para muitos, a Rictor acredita que o X1 pode abrir as portas para uma nova era de transporte urbano.
Tecnologia do Skyrider X1
O Skyrider X1 é projetado com um sistema de oito hélices, garantindo estabilidade e redundância. De acordo com a Rictor, oo modelo conseguirá atingir uma velocidade máxima de 100 km/h. A autonomia do voo varia entre 25 e 40 minutos, dependendo da configuração escolhida.
O modelo básico, X1 SL, é equipado com uma bateria de 10,5 kWh, que permite voar por até 25 minutos. Já o X1 SX, uma versão mais avançada, traz uma bateria de 21 kWh e alcança 40 minutos de autonomia.
Ambos os modelos prometem funcionalidade avançada, como decolagens e pousos automáticos, planejamento de rotas baseado na localização e capacidade de adaptação em tempo real a condições climáticas.
O veículo ajusta automaticamente altitude, velocidade e direção para uma experiência segura e eficiente. Para os usuários mais experientes, o Skyrider X1 oferecerá controles manuais com funcionalidade de joystick.
Em caso de emergência, um sistema de paraquedas garante maior segurança, além de permitir pousos seguros mesmo com falhas em um motor.
Segurança como prioridade
Segundo a Rictor, a segurança é o principal foco no design do Skyrider X1. O veículo contará com uma cabine fechada, sistemas de controle triplamente redundantes e uma abordagem focada na proteção do usuário. Isso inclui recursos como monitoramento constante das condições de voo e a possibilidade de alternar entre modos automáticos e manuais.
Além disso, a empresa reforça que o Skyrider X1 foi projetado para enfrentar desafios climáticos e ambientais.
A capacidade de adaptação em tempo real é um dos diferenciais do veículo, oferecendo ajustes automáticos para garantir eficiência e segurança em diversas condições.
Desafios no caminho
Apesar do entusiasmo, especialistas apontam que a chegada da moto voadora ao mercado enfrenta muitos obstáculos.
A certificação para uso em espaços urbanos é um dos maiores desafios. Empresas como a Volocopter, por exemplo, não conseguiram obter autorização para operar táxis voadores durante as Olimpíadas de Paris 2024. Isso ocorreu mesmo com trajetos pré-determinados e o uso de pilotos humanos.
A Volocopter também enfrenta problemas financeiros, tendo recentemente entrado com pedido de insolvência.
Esses exemplos mostram como as promessas da mobilidade aérea urbana muitas vezes esbarram na realidade prática e regulatória.
Expectativas e reações
Na CES 2025, o Skyrider X1 foi apresentado como a principal atração da feira. A Rictor divulgou que o veículo atraiu ampla atenção global e gerou grande expectativa entre os participantes.
Curiosamente, essa declaração foi feita no mesmo dia de abertura do evento, o que gerou ceticismo entre alguns analistas.
A Rictor planeja vender o Skyrider X1 por US$ 60.000, um preço relativamente acessível em comparação a outros projetos de mobilidade aérea. No entanto, a empresa precisará superar desafios regulatórios e provar que o veículo é viável em termos de segurança e usabilidade para o público.
FONTE: CLICK PETROLEO E GAS