Revista The Economist divulga ranking de melhores cidades latino-americanas.
Em 2024, um estudo da revista The Economist trouxe à tona as cidades mais convidativas para se viver na América Latina. O levantamento, que analisa a qualidade de vida urbana, oferece dados preciosos tanto para os residentes quanto para os investidores.
A análise abrange critérios como estabilidade política, sistemas de saúde, diversidade cultural, educação e infraestrutura. Tais aspectos definem o quanto uma cidade é atraente para aqueles que buscam qualidade de vida.
![](https://editalconcursosbrasil.com.br/wp-content/uploads/2025/01/cristo-redentor-rio-de-janeiro-gabriel-rissi-unsplash.jpg)
Melhores cidades para se viver na América Latina
Entre os municípios brasileiros, o Rio de Janeiro brilha graças às suas belezas naturais e rica oferta cultural. Logo atrás, São Paulo se destaca por ser um polo econômico e cultural significativo.
Manaus também aparece na classificação, por ser conhecida pela sua biodiversidade e localização estratégica.
A classificação é encabeçada por cidades que apresentam uma mistura de cultura, segurança e serviços eficientes. Confira a seguir as melhores 15 cidades da América Latina onde morar, segundo a pontuação da revista The Economist:
- Buenos Aires, capital da Argentina: 82.8
- Montevidéu, no Uruguai: 81.2
- Santiago, no Chile: 80.8
- San Juan, em Porto Rico: 78.8
- Lima, capital do Peru: 74.2
- San José, na Costa Rica: 73.6
- Rio de Janeiro, no Brasil: 70.2
- São Paulo, no Brasil: 69.3
- Assunção, capital do Paraguai: 66.4
- Quito, no Equador: 63.6
- Manaus, no Brasil: 62.5
- Bogotá, capital da Colômbia: 61.2
- Querétaro, no México: 61.2
- Cidade do México, capital do México: 60.9
- Aguascalientes, em México: 56.5
Fatores essenciais como segurança e estabilidade política são determinantes, pois atraem investimentos e proporcionam paz aos moradores.
A saúde é medida pela qualidade e o acesso, enquanto a cultura e o meio ambiente refletem a preservação cultural e natural. Já a educação é analisada pela disponibilidade e qualidade do ensino.
O levantamento atua como ferramenta estratégica, ao dar um guia às autoridades locais a identificar áreas a serem melhoradas. Focar em infraestrutura e educação pode tornar as cidades ainda mais atrativas, ao impulsionar o crescimento econômico e o bem-estar dos cidadãos.
FONTE: EDITAL CONCURSOS