×


FEMINICÍDIO. NO BANCO DOS RÉUS: suspeito de matar ex-namorada a tiros vai júri popular

Começa nesta manhã (8), a partir das 8:30 horas, no Fórum da Comarca de Ouro Branco (MG), o suspeito de feminicídio em Ouro Branco (MG), ocorrido no dia 10 de junho de 2022, quando os militares foram acionados no Hospital Raymundo Campos, onde deu entrada a jovem Francislaine Roque, 30 anos, natural de Cipotânea, com ferimento no tórax oriundo de disparo de arma de fogo, vindo a óbito. Os funcionários do hospital informaram aos policiais as características de um homem que teria deixado a vítima no local, sendo então identificado como ex-namorado da vítima.

Após a identificação, os policiais se deslocaram de imediato a residência do suspeito, onde constataram resquícios de sangue espalhados pelo imóvel e localizaram uma garrucha calibre .38, a qual se encontrava em um quarto, alimentada com duas munições. Também foi localizada outra munição de mesmo calibre no mesmo cômodo.

Em consulta ao sistema Olho Vivo e REDS, os militares identificaram o veículo utilizado pelo autor para deixar a vítima no hospital. O automóvel foi localizado com vestígios de sangue no interior, estacionado na garagem da residência do suspeito sendo então apreendido. Dando prosseguimento, após intensas e ininterruptas diligências em rastreamento, foi descoberto que o suspeito estava escondido na residência de um parente no município de Itabirito.

Após contatos com militares daquela cidade, foi planejada uma operação que resultou na prisão do suspeito, sendo ele conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Conselheiro Lafaiete. Durante a prisão, constatou-se que havia em desfavor do suspeito um mandado de prisão em aberto, expedido pela comarca de Ouro Branco. Ele confessou o crime, assumiu a propriedade da arma de fogo apreendida e disse ter alvejado a vítima de forma acidental por conta de uma discussão passional.

Convocação

À época, ganhou grande repercussão o assassinato cruel de Francislaine Roque. OAB/MG Convoca Mulheres para Julgamento de Feminicídio em Ouro Branco. A Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG) está mobilizando a sociedade civil pa ra o julgamento de um caso de feminicídio marcado para o próximo dia 8 de abril, às 8h30, no Fórum de Ouro Branco (Rua Olga Roberta Pereira, 17, Centro).

Em um comunicado divulgado pela comissão, a participação feminina é apontada como “fundamental” para demonstrar ao Judiciário que “o silêncio não é mais uma opção”. O texto reforça que este é “um momento de união, de força e de voz” e convoca irmãs, mães, filhas e amigas a comparecerem como forma de resistência e apoio à memória da vítima.

“Feminicídio é um crime brutal, que precisa ser julgado com a seriedade e o peso que carrega. Estar presente é uma forma de resistência, de apoio à vítima e à sua memória”, destaca a nota da comissão.

A iniciativa busca não apenas a responsabilização do autor, mas também fortalecer a visibilidade do combate à violência de gênero em Minas Gerais. A OAB/MG conclama todas as mulheres e a sociedade em geral a estarem presentes, reafirmando que a luta por justiça deve ser travada coletivamente.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp