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Belo Vale – APHAA-BV propõe Audiência Pública para discutir a “Cidade: suamobilidade e o trânsito urbano”

A principal rua da cidade, Padre Jacinto Pinheiro é uma das mais afetadas pela falta de planejamento do trânsito. A rotatória carece de revitalização e produção de um jardim, além de faixas que garantam a segurança para a mobilidade dos pedestres.

A principal rua da cidade, Padre Jacinto Pinheiro é uma das mais afetadas pela falta de planejamento do trânsito. A rotatória carece de revitalização e produção de um
jardim, além de faixas que garantam a segurança para a mobilidade dos pedestres. A Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-
BV), fundada em 27 de julho de 1985, protocolou em 21/03/2025, na Câmara Municipal de Belo Vale, no gabinete do vereador Lucas de Oliveira Malta Moura, um relatório
com dados e fotografias, solicitando ações para que o Município viabilize estudo para planejar o trânsito urbano. O documento sugere ações providenciais para mudanças e
melhorias. A entidade pede à Câmara que se ponha em prática, encontros para discutir o trânsito urbano, e que se programem medidas para viabilizar o fluxo de veículos e
pedestres, proporcionando mobilidade, segurança, sustentabilidade e conforto à população.
A elaboração do documento não considerou pesquisa institucional para diagnóstico do trânsito. Foi trabalhado com base na percepção quanto aos deslocamentos e
enfretamentos que vivenciamos no cotidiano. Trabalhou-se com posições, opiniões e alguns registros de cidadãos belo-valenses, que apresentaram suas críticas em relação a
um trânsito pouco funcional. Belo Vale cresce sem um Plano Diretor, mecanismo fundamental para o planejamento urbano que garanta harmonia espacial, segurança,
fruição e proporcione qualidade de vida.


Ruas Olívio Villefort e Gonçalo Álvares sem trânsito pesado


Um dos pontos de destaque do documento foi o de impedir o tráfego intenso de veículos pesados, carretas, caminhões baús e ônibus de grande porte na esquina das
ruas Olívio Villefort e Gonçalo Álvares, com impactos e transtornos para os moradores, que sofrem barulhos de manobras nada convencionais. Observa-se
que as pistas da esquina não oferecem condições técnicas de manobras dos veículos, que agarram e arrastam-se prejudicando a fruição do tráfego. A
APHAA-BV apontou que ali já foi verificado acidente e uma residência foi atingida.

“Essa esquina não pode ter trânsito de grande porte. Vários fatores no trânsito de Belo Vale precisam ser melhorados. Afunilamento em frente ao supermercado do Toninho,
canteiro em frente à Loja Bicho Comeu que só serve para batida; rotatória em frente à Prefeitura que não existe e ninguém respeita a parada obrigatória; quebra molas
inúteis na cidade. O centro precisa ser todo revitalizado, inclusive, fachadas dos comércios, calçadas e por aí vai”; por Reginaldo Silva.

Propostas são essenciais e podem ser implementadas


As propostas apresentadas no documento são essenciais e podem contribuir para com o fluxo do trânsito, proporcionando ambiente saudável e interação do cidadão com a cidade. Recomenda-se um olhar especial para a cidade do futuro, atitude que deve ser encarada como preventiva. Sugere-se um estudo para um projeto abrangente, que seja construído junto à sociedade, através de uma Audiência Pública para debates com os cidadãos, visando garantir a participação e opiniões diversas. É fundamental pensar alternativa viável para retirar parte do trânsito do viaduto que liga o bairro Niterói ao Centro. Caso contrário, a demora na tomada de decisão irá comprometer ainda mais a mobilidade e influir no crescimento. A Rua Padre Jacinto Pinheiro, principal, está sobrecarregada e bastante impactada. Sem a construção de uma nova via de acesso, que não seja apenas o conturbado viaduto, a cidade continuará a enfrentar crescentes problemas no trânsito.

Crescimento da frota
Reportagem do Jornal Correio de Minas, edição de 15/02/2025, aponta um crescente volume de veículos na região e coloca Belo Vale na ordem dessa evolução. Em 2023, a frota era de 5.496 veículos. Em 2024, passou para 5.877. Para uma população estimada em 2024, de 8.946 habitantes, houve aumento de 6,48% de 2023 para 2024, gerando 1,52 veículo por habitante.

Vereador atendeu à proposta da APHAA-BV

O vereador Lucas de Oliveira Malta e Moura (Progressistas – PP) atendeu à Representação da APHAA-BV: mudanças foram efetivadas para retirar o tráfego pesado na esquina das ruas Olívio Villefort e Gonçalo Álvares. O vereador também fez Requerimento no. 002/2025, à Mesa Diretora da Câmara Municipal, em 24/03/2025, obtendo aprovação, com base no Regimento Interno, para realizar Audiência Pública no âmbito da “Comissão de Agricultura Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Saúde”, com participação de autoridades e munícipes.

Sinalização com placas indicativas foram colocadas em vários pontos das Avenidas Tocantins, Tancredo Neves e Paiva Lopes, a fim de desafogar o trânsito na esquina das ruas Olívio Villefort e Gançalo Álvares.

“A questão do trânsito em Belo Vale é notória e urgem medidas que venham resolver ou pelo menos, amenizar as dificuldades e transtornos a que todos estão submetidos. A realização de Audiência Pública é uma ferramenta importante para a participação da sociedade e a união de esforços, ideias e
trabalho para o encontro das respostas que todos anseiam”; concluiu o vereador.
Como a Fruição Pública pode melhorar as cidades?

  • “Diversos municípios têm incluído em suas legislações conceitos de Fruição Pública. O que isso significa na prática? Trata-se de medidas governamentais, embasadas nas
    leis municipais, nos planos diretores, nas leis de zoneamento e diversas outras recomendações de urbanização que visam tornar o espaço público melhor aproveitável
    pela população. Em outras palavras, isso significa estruturar e melhorar a oferta de áreas públicas qualificadas, privilegiando atividades de valor social, cultural e econômico.
    Além disso, há um estímulo para que o pedestre seja visto como elemento prioritário nos deslocamentos. Para isso, dezenas de fatores devem ser observadas, visando sempre a melhor qualidade de vida”.
  • Tarcísio Martins, jornalista e ambientalista; fotografias.

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