Ele apresentava arranhões no braço e corte na perna causados pelo animal, além de corte na cabeça por causa da queda. Na ocasião, companheiros do coletor, que a exemplo dele trabalham para a empresa Quantum Engenharia, prestadora de serviços de limpeza pública ao município, fizeram contato com a Secretaria de Zeladoria Urbana, que, por sua vez, acionou outros setores do município.
Nesta quarta-feira pela manhã, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da Prefeitura de Congonhas realizaram vistoria técnica no local e ofereceram orientações de segurança, bem-estar e saúde animal à tutora e aos vizinhos do local da agressão. Como os animais estão com a vacinação contra a raiva atrasada, as autoridades determinaram que o animal que agrediu o coletor deverá comparecer ao PSF Joaquim Murtinho no dia 24 de maio deste ano para aplicação de vacinas contra a doença, como também que a ação se repita anualmente.

Também por causa da falta de atualização da vacina, a tutora recebeu orientação par que o cão agressor seja mantido no canil (preso) e observado por dez dias, recebendo água e comida normalmente e que sejam observadas alterações comportamentais do animal. Caso estas alterações sejam apresentadas, que entre em contato imediato com o Setor de Zoonoses da Prefeitura de Congonhas.
Pelo fato de o animal agressor não ser castrado, foi realizado o cadastro para que a castração ocorra na Unidade de Vigilância de Zoonoses. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas irá acompanhar o cumprimento das duas medidas. Outra orientação foi pra que o portão por onde os animais fugiram seja reparado imediatamente pelo proprietário do imóvel e tutor dos dois cães.
O paciente Paulo Sérgio Terra foi atendido na terça-feira à tarde pela equipe de Cirurgia do Hospital Bom Jesus, que fez a sutura da pele, e, em seguida, deu alta ao paciente. Contribuiu para a alta médica a sua cobertura vacinal contra a raiva.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas