×

MUDANÇAS: em meio às especulações, Anderson Cabido troca duas secretarias; Patrícia Monteiro vai reassumir vaga na Câmara

Secretárias pediram exonerações em meio ao desconforto interno

Uma crise interna em meses. O governo do prefeito Anderson Cabido, em Congonhas, registrou nesta semana suas duas primeiras baixas no secretariado. Patrícia Monteiro, secretária de Cultura, e Diana Aparecida de Sena, titular da pasta de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, pediram exoneração dos cargos. As saídas foram formalizadas por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Município.

Ambas deixaram os cargos a pedido, e oficialmente, não houve indicação de crise ou pressão política direta. No entanto, nos bastidores, há relatos de que tanto Patrícia manifestaria falta de autonomia no comando da pasta. Patrícia Monteiro, figura de destaque na política congonhense e filha do ex-prefeito Gualter Pereira Monteiro, retorna agora à Câmara Municipal. Ela reassume, na próxima segunda-feira (6), seu mandato como vereadora pelo PSB, ocupando a vaga deixada por Juca do Ideal. As principais especulações, inclusive citadas por vereadores nas última sessões, seria a falta de autonomia e a insatisfação no comando da pasta.

A exoneração de Diana Aparecida de Sena foi oficializada por meio da Portaria nº 1006626, assinada pelo prefeito e publicada no dia 1º de maio. A portaria informa que a saída foi solicitada pela própria secretária.

Na Secretaria de Cultura, a gestão passa a ser conduzida interinamente por Pedro Cordeiro, diretor da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). No Meio Ambiente, ainda não há definição oficial sobre quem assumirá o comando da pasta, mesmo de forma provisória.

A Prefeitura ainda não se pronunciou publicamente sobre os impactos dessas mudanças nem sobre possíveis substituições definitivas. A expectativa é de que o governo se manifeste nos próximos dias com novas diretrizes para as duas áreas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp