O mercado de seminovos apresenta quedas significativas para alguns modelos. Confira a lista das picapes desvalorizadas em 2025 e entenda os motivos por trás dessa tendência.
Os cinco modelos de picapes médias que mais perderam valor no último ano, considerando o período de maio de 2024 a maio de 2025. Para quem busca informações sobre picapes desvalorizadas, esta análise é fundamental antes de tomar qualquer decisão de compra ou venda.
O mercado automotivo está sempre em movimento, e a desvalorização é um fator crucial para proprietários e futuros compradores. Em 2025, algumas picapes médias apresentaram uma queda de valor considerável, segundo dados da tabela FIPE. Analisar essas picapes desvalorizadas ajuda a entender as dinâmicas do setor.
Ford Ranger Limited 2023: a chegada da nova geração e o impacto nas picapes desvalorizadas
A Ford Ranger Limited 2023, pertencente à geração anterior, era uma das configurações mais completas da picape média da Ford. Apresentava um visual imponente com detalhes cromados, rodas de 18 polegadas e faróis com projetores e luzes diurnas em LED. O interior oferecia bom nível de sofisticação, acabamento acima da média, multimídia de 8 polegadas com CarPlay e Android Auto, painel com duas telas digitais, climatização de duas zonas, ajustes elétricos para o banco do motorista e chave presencial.
Sua motorização era o 3.2 de 5 cilindros turbo diesel, rendendo 200 cavalos e 47,9 kgf.m de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. O desempenho era sólido, com 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, mas o consumo era um pouco mais alto que o de rivais diretas.
A principal razão para sua inclusão na lista de picapes desvalorizadas foi a chegada da nova geração da Ranger, que trouxe uma proposta bem mais tecnológica e sofisticada, deixando o modelo antigo em segundo plano.
- Preço em maio de 2024 (Limited 2023): R$ 224.684
- Preço em maio de 2025 (Limited 2023): R$ 203.515
- Perda de valor em um ano: R$ 21.169
Nissan Frontier Pro 4X 2023: força da concorrência na lista

A Nissan Frontier Pro 4X 2023 destacou-se como a versão mais aventureira entre as configurações mais caras da picape. Seu estilo agressivo era marcado pela grade frontal preta, rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto, faróis em LED e detalhes escurecidos. O interior mesclava couro com costuras vermelhas e oferecia central multimídia de 8 polegadas com CarPlay e Android Auto, sistema de câmeras 360º, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, climatização digital de duas zonas e teto solar.
O motor era o 2.3 de 4 cilindros biturbo diesel, gerando 190 cavalos e 45,9 kgf.m de torque, acoplado a uma transmissão automática de sete marchas e tração 4×4 com reduzida. O desempenho era bom, com 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, e o consumo também agradava.
Apesar de bem equipada, a Frontier sofre por ser considerada a caminhonete de porte médio mais fraca do segmento em termos de potência. A força da Hilux no mercado e a chegada da nova Ford Ranger impactaram sua posição, tornando-a uma das picapes desvalorizadas e mais apagadas atualmente.
- Preço em maio de 2024 (Pro 4X 2023): R$ 237.867
- Preço em maio de 2025 (Pro 4X 2023): R$ 214.057
- Perda de valor em um ano: R$ 23.810
Chevrolet S10 High Country 2023: o peso do facelift
A Chevrolet S10 High Country 2023 tentava manter o posto de picape topo de linha da marca, embora a chegada da Silverado tenha mudado essa percepção. Ainda assim, apresentava um visual atraente com rodas de 18 polegadas diamantadas, grade escurecida e capô com vincos marcantes, mas pecava por não ter faróis em LED, apenas luzes diurnas. O interior oferecia multimídia de 8 polegadas com CarPlay e Android Auto, climatização de duas zonas e ajustes elétricos do banco do motorista, mas devia itens importantes para as rivais, como chave presencial e painel digital.
Seu motor era o excelente 2.8 de 4 cilindros turbo diesel, com 200 cavalos e 51 kgf.m de torque, transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. O desempenho impressionava, sendo a quatro cilindros mais rápida, com 0 a 100 km/h próximo dos 10 segundos, e consumo ok.
A principal causa da sua desvalorização foi o lançamento do modelo 2025 da S10, que recebeu um grande facelift. Isso fez com que a versão anterior sofresse uma queda de preços considerável, colocando-a na lista de picapes desvalorizadas.
- Preço em maio de 2024 (High Country 2023): R$ 230.227
- Preço em maio de 2025 (High Country 2023): R$ 206.286
- Perda de valor em um ano: R$ 23.941
Volkswagen Amarok Extreme 2023: desempenho x visual datado nas picapes desvalorizadas
Por muito tempo, a Volkswagen Amarok foi referência em desempenho entre as picapes médias, mas acabou ficando ultrapassada. O visual da versão Extreme 2023 era considerado datado, apesar dos faróis bixenônio com LEDs diurnos, rodas de 20 polegadas e um belo Santo Antônio. Por dentro, o acabamento era apenas ok, com bastante plástico duro, mas boa qualidade geral. Trazia multimídia de 6 polegadas (pequena para os padrões), climatização de duas zonas e excelentes bancos dianteiros ErgoComfort com ajustes elétricos para ambos.
Contudo, faltavam itens como chave presencial e um painel mais atualizado. Seu grande trunfo era o motor 3.0 V6 turbo diesel, entregando 258 cavalos e 59,1 kgf.m de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente. O desempenho era de outro nível, com 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, mas o consumo era elevado.
Mesmo sendo uma caminhonete excelente em performance, a Amarok figura entre as picapes desvalorizadas, especialmente após a mudança de modelo (reestilização da linha 2025).
- Preço em maio de 2024 (Extreme V6 2023): R$ 254.048
- Preço em maio de 2025 (Extreme V6 2023): R$ 226.942
- Perda de valor em um ano: R$ 27.106
Mitsubishi L200 Triton Sport HPS 2023: Mesmo Confiável, Figura entre as Picapes Desvalorizadas
A Mitsubishi L200 Triton Sport HPS 2023 chegou com um visual moderno e atraente, com grade cromada imponente, rodas de 18 polegadas e faróis full LED. O interior, apesar do acabamento em plástico duro (comum no segmento), oferecia bom espaço interno e uma lista de equipamentos que agradava, incluindo multimídia completa, climatização de duas zonas, chave presencial e ajustes elétricos para o banco do motorista.
O conjunto mecânico era o 2.4 de 4 cilindros turbo diesel, gerando 190 cavalos e 43,9 kgf.m de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. O desempenho agradava por ser uma picape leve, e as médias de consumo eram consideradas muito boas.
Apesar de ser uma das opções mais completas, confiáveis e com um dos melhores desempenhos fora de estrada do segmento, a L200 Triton continua sendo uma das picapes desvalorizadas no mercado.
- Preço em maio de 2024 (L200 Triton Sport HPS 2023): R$ 245.446
- Preço em maio de 2025 (L200 Triton Sport HPS 2023): R$ 213.435
- Perda de valor em um ano: R$ 32.011
Analisar o mercado de picapes desvalorizadas é essencial para tomar decisões informadas, seja na hora de comprar um modelo seminovo ou ao considerar a depreciação do seu veículo atual.
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS