×

Toyota lança SUV subcompacto rival do VW Tera que faz 31,5 km/l

Originalmente um projeto feito com Peugeot e Citroën, Toyota Aygo X se transformou em um SUV rival do VW Tera

Lançado em 2022, o Toyota Aygo X passa por sua primeira reestilização. O SUV subcompacto japonês, que seria rival do Volkswagen Tera, do Fiat Pulse e do Renault Kardian, caso fosse vendido no Brasil, agora é híbrido e tem consumo insanamente baixo, além de ter ficado muito mais rápido do que antes.

1.0 turbo não, híbrido!

Diferentemente da cartilha dos SUVs subcompactos, o Toyota Aygo X não conta com motor 1.0 três cilindros turbo. Na realidade, antes da mudança visual, ele tinha motor 1.0 três cilindros aspirado somente, com apenas 73 cv. Cavalaria que o torna mais fraco até que o VW Tera MPI.

Agora, por conta da eletrificação, ele traz motor 1.5 três cilindros aspirado junto a um elétrico. O conjunto híbrido do Aygo X, vale ressaltar, será usado pelo Toyota Yaris Cross no Brasil. No SUV subcompacto vendido somente na Europa, são 114 cv. A potência é pouco abaixo dos 116 cv do Volkswagen Tera TSI.

Toyota Aygo X cobre de frente Volkswagen Tera
Toyota Aygo X [divulgação]

Contudo, o consumo do Aygo X é absurdamente bom. Segundo a Toyota, ele consegue fazer 31,4 km/l por conta do sistema híbrido. Além disso, o 0 a 100 km/h que, antes da eletrificação, era feito em sete dias úteis (14,9 segundos), agora fica abaixo de 10 segundos. A marca é a mesma de Fiat Pulse e Renault Kardian, que são mais potentes que o VW Tera.

Corollinha Cross

Visualmente, o novo Toyota Aygo X pegou alguns traços do Corolla Cross, mas tem toneladas de personalidade própria. A frente tem faróis em L com traços de LED na parte superior, dando a impressão de que a grade também acende (mas não acontece). O estilo é bem agressivo para um carro desse tamanho.

interior toyota aygo x
Toyota Aygo X [divulgação]

A grade frontal é trapezoidal e vai até o final do para-choque. Na versão GR-Sport, o Aygo X ganha para-choque com desenho mais agressivo e capô preto. Se existisse um Volkswagen Tera GTS, essa versão que seria sua rival. Outro elemento de design interessante no SUV subcompacto da Toyota é que a traseira tem pintura preta, menos na parte central do para-choque.

As lanternas traseiras são feitas em LED, enquanto a tampa do porta-malas é feita de uma peça única de vidro, tal qual o Fiat Mobi. Como opcional, o Toyota Aygo X segue sendo oferecido com teto solar de tecido. A cabine ganhou nova central multimídia com tela maior e novo painel de instrumentos digital.

Toyota Aygo X [divulgação]

Por ser um carro de baixo-custo, o Toyota Aygo X tem parte do metal das portas exposto por dentro – uma solução igual à do Volkswagen up!. Os bancos tem encosto fixo, assim como o Volkswagen Tera, mas o freio de estacionamento eletrônico é o tipo de item visto só no Fiat Pulse Abarth e nas versões mais caras do Renault Kardian.

Toyota Aygo X vem ao Brasil?

Vale ressaltar que o Toyota Aygo X é um produto exclusivo da marca japonesa para o mercado europeu. Não há planos de lançar um SUV subcompacto no Brasil abaixo do Yaris Cross. Contudo, seria interessante ver a Toyota na briga com Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse.

Toyota Aygo X GR-Sport amarelo com capô preto
Toyota Aygo X GR-Sport [divulgação]

Você teria um Toyota Aygo, caso ele fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.

FONTE: AUTO MAIS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp