Carros nacionais e pouco poluentes tiveram o Imposto sobre Importação zerado; montadoras dão descontos adicionais que chegam a R$ 20 mil.
O governo Lula atualizou a lista de carros contemplados com o IPI Verde, a política que zera a cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados para carros nacionais e pouco poluentes. Ao todo, 8 modelos terão redução de cobrança de impostos por atenderem às regras que entraram em vigor nesta sexta-feira (11).
O hatch Hyundai HB20 e o sedã Hyundai HB20S entraram na lista. Também passaram a ter IPI zero os modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, Renault Kwid, Volkswagen Polo, e Fiat Mobi e Argo.
A redução do IPI implica numa diminuição de 2 a 5% no preço dos carros. Mas, as montadoras decidiram aplicar descontos adicionais pra incentivar as vendas. Em alguns casos, os descontos chegam a R$ 20 mil.
No caso da Hyundai, o HB20 tem descontos de cerca de R$ 12 mil. A versão mais barata no programa de isenção passou de R$ 95.790 para R$ 83.990.
Já o sedã HB20S ficou cerca de R$ 9 mil mais barato, caindo de R$ 103.010 para R$ 93.990.
No caso da Volkswagen, os descontos chegam a R$ 20 mil e contemplam inclusive modelos que não tiveram o IPI zerado.
Ao todo, 12 modelos tem características que permitiram às montadoras aderir ao programa Carro Sustentável do governo federal. Portanto, a lista ainda pode aumentar nos próximos dias.
Saiba outros modelos
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Começou a valer nesta sexta-feira (11) IPI zero para carros pouco poluentes fabricados no Brasil. O decreto foi publicado pelo governo federal e as montadoras habilitadas no programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio anunciaram promoções com descontos ainda maiores sobre os carros beneficiados.
Com isso, o Renault Kwid, carro mais barato do Brasil passou a custar R$ 67.290. Antes, ele era vendido por R$ 78.690. A versão topo de linha passou de R$ 85.290 para R$ 75.790.
Os R$ 11.400 são resultado de R$ 2 mil de abatimento do IPI com outros R$ 9.400 de bônus concedido pela montadora.
O segundo modelo mais barato do Brasil, o Fiat Mobi, também teve redução de R$ 13 mil de um dia pro outro. Agora, o compacto parte de R$ 67.990, contra os R$ 80.990 de antes. A redução total também é fruto de descontos da montadora.
Já o carro mais vendido do Brasi teve redução total de R$ 11 mil.
A versão de entrada do Volkswagen Polo custa R$ 87.845, uma redução de quase R$ 8 mil, incluindo o imposto menor e o desconto da montadora. Esta é a única versão que teve o IPI zerado.
A Chevrolet informou que o Onix teve redução de IPI e bônus da montadora, passando de R$ 96.390 para R$ 90.390.
Mas, a montadora alemã decidiu aplicar descontos para outros modelos, para tentar aquecer as vendas. O mais beneficiado foi a picape Saveiro, que teve desconto de até R$ 20 mil na versão Robust Cabine Simples.
Entenda as regras
Segundo o governo federal, a redução do IPI para os carros sustentáveis não gera impacto fiscal, já que o imposto que deixará de ser cobrado de alguns carros será compensado com um imposto maior para carros mais poluentes ou menos nacionais.
Para isso, a tabela de IPI cobrada sobre carros fabricados no Brasil foi recalibrada. O governo vai aumentar o imposto de carros mais poluentes e com menos peças nacionais para compensar a redução da tarifa dos mais sustentáveis e nacionais.
A alíquota base dos carros populares sobe dos atuais 5,27% para 6,3%. Já a alíquota-base dos comerciais leves será de 3,9%.
Carros que atenderem a quatro requisitos terão o imposto zerado:
- Emissão de poluentes: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro
- Reciclabilidade: conter mais de 80% de materiais recicláveis
- Nacionalização: ser fabricado no Brasil em todas as etapas (soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem)
- Porte: se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.
Os outros terão abatimentos na alíquota-base conforme atenderem a critérios adicionais: poderão ser beneficiados carros movidos a etanol, os híbridos, híbridos flex ou elétricos. Em contrapartida, os carros a gasolina e a diesel ou os híbridos com esses combustíveis terão aumento de imposto.
O IPI também vai variar conforme o consumo de combustível, a potência, critérios de segurança e reciclabilidade, mudança que ainda vai demorar 90 dias para ser aplicada.
A estimativa do governo é de que 60% dos carros vendidos no Brasil tenham algum tipo de redução de IPI.
FONTE: CBN