Fuja do óbvio e faça uma compra mais inteligente. Conheça 5 carros bons que têm baixa procura no mercado, mas que oferecem mais desempenho, equipamentos e custo-benefício que os líderes de vendas.
Na hora de procurar um carro usado, a maioria dos motoristas vai direto nos modelos mais vendidos, acreditando que a popularidade é garantia de um bom negócio. No entanto, o mercado está cheio de carros bons que têm baixa procura, verdadeiras joias escondidas que, por preconceito com a marca ou por não serem “modinha”, acabam sendo esquecidos nas lojas.
O que poucos percebem é que essa baixa procura se transforma em uma oportunidade de ouro para o comprador atento. Esses “renegados” costumam ter uma desvalorização maior, o que significa que você pode levar para casa um carro mais completo, potente e moderno pagando o mesmo valor de um popular básico. Pensando nisso, selecionamos cinco modelos que são muito melhores do que a sua reputação no mercado sugere.
1. Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP

O C4 Cactus é, talvez, o carro mais injustiçado do Brasil. Vítima de um antigo preconceito com a marca Citroën, sua versão topo de linha é um SUV compacto com desempenho de esportivo e um pacote de tecnologia que muitos concorrentes mais caros não oferecem.
- Por que é uma boa escolha? O segredo está no motor 1.6 THP (Turbo High Pressure) de até 173 cv, que o transforma em um dos carros mais rápidos da categoria (0 a 100 km/h em 7,3s). A versão Shine Pack vem com assistentes de condução, como frenagem autônoma de emergência.
- Por que ninguém quer? O preconceito com a marca e a fama de manutenção cara (que não se aplica a este modelo) ainda afastam muitos compradores.
- Preço médio (2020): Cerca de R$ 81.500.
2. Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP
Irmão de plataforma do C4 Cactus, o Peugeot 2008 sofre do mesmo mal. No entanto, quem olha além do preconceito encontra um SUV compacto com um design interno premiado (o i-Cockpit) e o mesmo desempenho empolgante do motor THP.
- Por que é uma boa escolha? Assim como o Cactus, o motor 1.6 THP de 173 cv é o grande destaque. O interior com o volante pequeno e o painel elevado proporciona uma experiência de dirigir única e agradável.
- Por que ninguém quer? Além do preconceito, a Peugeot demorou para oferecer o motor turbo com um bom câmbio automático de 6 marchas, o que manchou a reputação do modelo no início.
- Preço médio (2020): Cerca de R$ 85.000.
3. Renault Duster Oroch

A Oroch foi a pioneira no segmento de picapes intermediárias, mas foi completamente ofuscada pelo sucesso estrondoso da Fiat Toro. Por isso, se tornou um dos carros bons que têm baixa procura com o melhor custo-benefício para quem precisa de uma caçamba.
- Por que é uma boa escolha? Ela herda a suspensão robusta e a manutenção barata do Duster. Oferece um espaço interno e uma caçamba maiores que os de uma Strada, com a vantagem de ter quatro portas e um conforto superior para os passageiros.
- Por que ninguém quer? Seu design e acabamento interno são mais simples e datados em comparação com a Fiat Toro, e a falta de um motor a diesel e de um câmbio automático mais moderno limitou seu apelo.
- Preço médio (Dynamique 2.0 2019): Cerca de R$ 80.000.
4. Honda CR-V Touring 1.5 Turbo
O CR-V é um SUV de altíssima qualidade, mas sua última geração vendida no Brasil (a partir de 2018) teve vendas muito baixas por um motivo simples: o preço. Por ser importado dos EUA, ele custava o mesmo que SUVs de luxo. No mercado de usados, essa distorção se corrige, e ele se torna uma opção fantástica.
- Por que é uma boa escolha? Oferece um acabamento interno impecável, muito espaço e a lendária confiabilidade da Honda. O motor 1.5 turbo de 190 cv é potente e econômico, e a tração é integral (AWD).
- Por que ninguém quer? Sua baixa popularidade como 0km, devido ao preço proibitivo, o tornou raro e pouco conhecido no mercado de seminovos, onde muitos preferem SUVs nacionais mais baratos.
- Preço médio (2018): Cerca de R$ 145.000.
5. Nissan Versa (1ª Geração)

O antigo Versa nunca foi um primor de beleza, mas sempre foi um campeão em um quesito: espaço interno. Para quem precisa de um sedã para a família ou para trabalhar (como motorista de aplicativo) e tem um orçamento apertado, ele é imbatível.
- Por que é uma boa escolha? O espaço no banco traseiro é comparável ao de sedãs médios como o Corolla. A mecânica, com o motor 1.6 confiável e de manutenção barata, é a mesma de outros modelos da Nissan. É um carro honesto e muito racional.
- Por que ninguém quer? Seu design datado, especialmente na traseira, e o acabamento interno muito simples o tornam menos desejado que concorrentes como o HB20S e o Onix Plus.
- Preço médio (SL 1.6 CVT 2019): Cerca de R$ 60.000.
E você, qual desses carros bons que têm baixa procura teria na sua garagem? Conhece outra joia escondida no mercado de usados? Deixe sua opinião nos comentários!
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS