×

Transferência de base da PRF para Carandaí deixa Congonhas sem efetivo e já atrasa atendimentos a acidentes graves

A mudança operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está afetando diretamente o atendimento de ocorrências na região de Congonhas (MG). Com a nova base em Carandaí já em funcionamento, a unidade operacional de Congonhas (UOP Congonhas) perdeu seu efetivo fixo, permanecendo apenas como ponto de apoio para fiscalizações esporádicas.

Segundo informações, todas as equipes de plantão estão assumindo serviço a partir da base de Carandaí, a cerca de 60 km de distância. Isso significa que acidentes graves como os que ocorrem com frequência em Congonhas terão o atendimento extremamente prejudicado. Os policiais vão demorar muito mais tempo para chegarem ao local.

O cenário ficou evidente no acidente com um bitrem carregado de etanol que interditou a BR-040 na manhã desta terça-feira (5). A ocorrência foi registrada às 7h50, mas a equipe da PRF só conseguiu sair de Carandaí às 8h20, chegando ao local por volta das 9h30 ou mais tarde.

De acordo com a PRF, a transição é temporária. As bases de Congonhas e Carandaí funcionarão intermitentemente, até que a nova sede definitiva seja construída em Pedra do Sino, momento em que a unidade de Congonhas deverá ser fechada de vez. Enquanto isso, a presença constante de policiais na região de Congonhas será significativamente reduzida, embora o trecho continue sob responsabilidade da PRF de Carandaí.

“Acidentes como esse, que já são frequentes na região, terão o atendimento extremamente prejudicado. Os policiais vão demorar muito mais tempo para chegarem ao local”, alertou fontes. A mudança reforça um debate antigo sobre a necessidade de manter efetivo da PRF descentralizado para cobrir pontos críticos da BR-040, considerada uma das rodovias mais movimentadas e perigosas de Minas Gerais.

Atualização do acidente na BR 040

Segundo a concessionária Via 040, o sentido Juiz de Fora permanece interditado, enquanto o sentido Belo Horizonte opera em mão dupla para permitir a passagem dos veículos. O bloqueio já provoca 8 km de congestionamento no sentido BH e 12 km no sentido JF.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp