Entre os dias 20 e 29 de julho, na Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG), teve uma das mais significativas manifestações religiosas da região: o Oitavo Jubileu de Nossa Senhora das Graças. O evento, que celebrou os 76 anos de fé e devoção à “Santa que veio do Céu”, reuniu milhares de fiéis, romeiros, moradores e visitantes em uma intensa programação religiosa e cultural promovida pela Paróquia.
Com o tema “Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Esperança”, o jubileu deste ano integrou-se ao Ano Jubilar da Esperança vivido pela Igreja, convidando os fiéis a aprofundarem sua espiritualidade e renovarem sua confiança em Jesus Cristo. A abertura, no domingo, dia 20, foi marcada por uma procissão motorizada com a imagem da padroeira pelas ruas da cidade.
Procissão motorizada com Nossa Senhora das Graças pelas ruas de Catas Altas da Noruega.
Durante os nove dias de celebrações, o adro do Santuário de Nossa Senhora das Graças foi o centro das celebrações das Santas Missas, das novenas, dos terços, das confissões e das apresentações culturais, sempre com participação ativa das comunidades locais.
Um dos pontos altos foi a tradicional Caminhada da Fé ao Recanto das Graças, na madrugada do dia 29 terminando com a Santa Missa campal. Logo após, houve outra solene Celebração Eucarística de encerramento no adro do Santuário presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edmar José da Silva, e concelebrada por vários sacerdotes.
Ao centro, Dom Edimar José da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Em um momento de profunda emoção, a imagem milagrosa de Nossa Senhora das Graças sobrevoou a cidade em helicóptero, abençoando os fiéis do alto. A imagem foi recebida com grande emoção no Estádio Municipal, de onde seguiu em procissão até o Santuário para a Santa Missa Solene de encerramento, seguida da bênção jubilar.
O jubileu também contou com barracas de comidas típicas, rua de lazer para as crianças, leilões, música ao vivo e atividades culturais, reforçando o aspecto comunitário e festivo da devoção mariana em Catas Altas da Noruega.
Sobrevoo da Imagem de Nossa Senhora das Graças sobre a cidade.
O Pároco e Reitor do Santuário, Padre João Luiz da Silva, destaca o empenho da comunidade e agradece a todos. “Nosso sincero agradecimento a todos que colaboraram para o êxito deste jubileu: paroquianos, voluntários, pastorais, autoridades, benfeitores e visitantes. Que a Mãe das Graças continue abençoando esta terra de fé”, destacou.
Com organização da Paróquia e apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Rádio Noruega FM e diversos parceiros, o Jubileu reafirma sua importância como expressão de religiosidade popular, tradição cultural e encontro com a esperança cristã.
Texto: Giovane Lobo
Fotos: Pascom/Paróquia São Gonçalo do Amarante.
Veja, abaixo, mais fotos do Jubileu de Nossa Senhora das Graças





















FONTE: ARQUIDIOCESE DE MARIANA