Ontem (13), a guarnição do 3° Grupo de Santos Dumont, em conjunto com fiscais do IMA, deslocou-se até a zona rural do Município de Antônio Carlos, na divisa com Santos Dumont, para atender a uma requisição da Ouvidoria Ambiental e Agropecuária.
No local, foi constatado o funcionamento de um empreendimento de fabricação de produtos lácteos sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Além disso, verificou-se o lançamento de efluentes da produção de queijos diretamente em recursos hídricos, sem qualquer tipo de tratamento, causando poluição e degradação ambiental.
Durante a fiscalização, também foi encontrado o armazenamento irregular de 1,5 m³ de lenha nativa. Foram apreendidos e inutilizados 2.000 kg de queijos diversos e 1.800 litros de leite in natura, sendo todas as atividades do empreendimento imediatamente suspensas. O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Barbacena para os procedimentos legais. Foi lavrado autuação administrativa no valor de quase R$90 mil.




