A LESMA Filmes convida para o lançamento do filme NONÔ DO MATO DENTRO – Entre o Sonho e o Som, que acontecerá neste sábado, dia 23 de agosto, no Solar Barão de Suassuí às 19h. É a festa da cultura popular sendo contada em torno da vida de um de seus maiores representantes: O Mestre Aroldo Pereira (Nonô).
O FILME
A execução do filme Nonô do Mato Dentro – Entre o sonho e o som, foi aprovado pela lei Paulo Gustavo, Edital 006/2023 – chamamento público para seleção de projetos audiovisuais, lei complementar nº 195, município de Conselheiro Lafaiete. O curta metragem foi realizado durante os meses finais de 2024 e o primeiro semestre de 2025. A produção aconteceu principalmente nas comunidades de Mato Dentro, Caeté e São Gonçalo, pertencentes ao município de Conselheiro Lafaiete, onde tivemos o contato com vários apreciadores e fundadores das folia. O principal depoimento foi do protagonista Nonô do Mato Dentro e também contamos sua vida e obra através dos relatos de toda sua família e amigos. A família Pereira Campos até hoje reside e é uma liderança muito forte na comunidade rural de Mato Dentro.
O PERSONAGEM
Aroldo Pereira Campos, o Nonô do Mato Dentro, é um personagem peculiar pela sua liderança social, pelo seu talento musical e principalmente pela sua capacidade de agregar pessoas. No rito de filmagens, além de familiares, ele fez um festival de folia de reis aonde vários amigos dele, de várias localidades, se fizeram presentes. Todos eles estiveram na comunidade de Mato Dentro para que nós pudéssemos estar celebrando e realizando o filme. Mato Dentro é uma área rural muito rica em arte onde um dos principais nomes dessa cultura regional é o próprio Nonô do Mato Dentro. Nós, da LESMA, esperamos, com este e outros filmes, estar cumprindo a meta que popularizar o cinema do Brasil e dinamizar os projetos de audiovisual nacional dando oportunidade a todos de realizarem os seus sonhos de arquivo e de memória. Venha partilhar conosco dessa celebração entre a arte das Folias de Reis e a memória regional. Ecos do CINEMA PARAOPEBA num mundo globalizado e diversificado. Venham todos!







