O festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, retorna a Congonhas, desta vez com “Raul Seixas, O Musical”, que aborda a vida e obra desse ícone do rock nacional. Com dramaturgia e direção de Leonardo da Selva, o espetáculo é estrelado pelo talentoso, criativo e premiado Bruce Gomlevsky, que interpreta com absoluta fidelidade à alma do músico. Como que pelo buraco de uma fechadura, a peça leva o público à intimidade do processo criativo de Raul Seixas durante uma noite de insônia em que ele compõe e reflete sobre a sua música e o seu país. A única apresentação em Congonhas acontece no dia 20 de setembro, sábado, no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta (Rua Alípio Barbosa, s/n – Basílica) , às 20h.
Essa edição do Teatro em Movimento em Congonhas tem o patrocínio da Cemig e da CSN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto Teatro em Movimento foi fundado há 24 anos e tem por objetivo descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos repertórios para além da capital Belo Horizonte, chegando também a cidades de Minas Gerais, como Congonhas.
O musical apresenta 20 canções de Raul Seixas e dramaturgia composta exclusivamente por textos do próprio Raul Seixas, a partir de manuscritos que expõem suas reflexões sobre a própria obra, seu país e o papel do artista na sociedade. No repertório estão Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Maluco Beleza, Paranoia, Tente Outra Vez, Gita, Vida do Viajante (Luiz Gonzaga), Blue Suede Shoes (Elvis Presley), Lucille (Little Richard), Let Me Sing, Rock do Diabo, Metamorfose Ambulante, Pluct, Plact, Zum, Come Together (The Beatles), Rockixe, Sessão das Dez (trecho), Sos, Disco Voador, Ouro de Tolo, Sociedade Alternativa, Aluga-Se, Como Vovó Já Dizia – Letra Censurada, Cowboy Fora da Lei, Prelúdio, Trem das 7, Por Quem Os Sinos Dobram, Canto Para Minha Morte e Mosca Na Sopa (Bis).
Premiado ator e diretor teatral, Bruce Gomlevsky foi vencedor do troféu de Melhor Ator por este trabalho na Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA). Agora, ele volta à cena em 2025 com o musical que mergulha na obra e no pensamento deste que é um dos um dos maiores nomes do rock nacional, o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989). Fã de Raul Seixas desde muito jovem, Gomlevsky foi convidado pelo autor e diretor Leonardo da Selva, que criou a dramaturgia do espetáculo exclusivamente com textos de Raul. Autorizado pela família do músico, Leonardo teve acesso aos seus manuscritos – um rico material que expõe as reflexões do próprio Raul Seixas sobre sua obra, seus afetos, sua ética, o papel do artista na sociedade e sobre o Brasil.

SINOPSE
Como que pelo buraco de uma fechadura, a peça leva o público à intimidade do processo criativo de Raul Seixas durante uma noite de insônia em que ele compõe e reflete sobre a sua música e o seu país.
FICHA TÉCNICA
Interpretação: Bruce Gomlevsky /Direção e Dramaturgia: Leonardo da Selva /Direção Musical: Gabriel Gabriel /Cenário: Nello Marrese /Figurino: Maria Callou /Iluminação: Gabriel Prieto /Colaboração na Dramaturgia: Bruce Gomlevsky /Colaboração na Primeira Versão da Dramaturgia: Guilherme Bazana /Assistência de Direção: Tássia Leite /Preparação Vocal: Deco Fiori /Direção de Movimento: Marina Salomon /Desenho de Som: João Paulo Pereira /Camareira: Flávia Cotta /Contrarregragem: Taú e Rafaela Marques /Operador de Som: Pedro Tambellini /Operador de Luz: Rafael Maia /Fotos: Dalton Valério /Design Gráfico: Rita Ariani /Consultoria de Mídia: Isabel Caetano /Assessoria Jurídica: Pedro Eichin Amaral /Direção de Produção: Gabriel Garcia /Produtores associados: Bruce Gomlevsky & Leonardo da selva /Realização: N.A.V.E & BG ArtEntretenimento Ltda/ Produção Local: Rubim Produções/ Realização: Teatro em Movimento/ Assessoria de Imprensa Local: Luz Comunicação – Jozane Faleiro
SERVIÇO: Raul Seixas, O musical
Classificação etária: 12 anos
Duração: 100 minutos
Data: 20/9/2025, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta (Rua Alípio Barbosa, s/n – Basílica) às 20h.
Ingressos: Inteira: R$60,00 / Meia: R$30,00
Link: https://www.sympla.com.br/evento/raul-seixas—o-musical/3074910
Informações: @teatroemmovimento
Redes sociais Teatro Em Movimento:
Instagram: https://www.instagram.com/teatroemmovimento
Facebook: https://www.facebook.com/teatroemmovimento
Youtube: www.youtube.com/teatroemmovimento
Twitter: www.twitter.com/teatroemmov
Informações para a imprensa Teatro em Movimento
@luz.comunica – Luz Comunicação
Jozane Faleiro – 31 992046367 – [email protected]
Leonardo da Selva – autor e diretor Leonardo da Selva, 35 anos, tem especialização em criação e direção em Artes Cênicas, pós-graduado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Sua trajetória ganhou amplitude internacional com uma passagem pela empresa The Alchemists, em Los Angeles, onde aprofundou seus conhecimentos em narrativas transmídia. Nos últimos seis anos, consolidou-se como coordenador das salas de roteiro no Laboratório SESC/SENAC Novas Histórias. Foi roteirista da aclamada série “D.P.A Detetives do Prédio Azul” nas temporadas 17 e 18 e, no teatro, em produções como “Amor de Fada” e “O Capote”. Em 2023, seu primeiro livro, “Bichocracia”, lhe rendeu uma participação na Bienal do Livro.
Bruce Gomlevsky – Bruce Gomlevsky é ator, produtor e diretor teatral, trabalhando em teatro, cinema e televisão. Com 30 anos de carreira, atuou em 50 peças, dirigiu 30 e produziu 19. É vencedor de diversos prêmios de teatro como melhor ator e diretor. Participou de mais de 50 espetáculos e entre seus principais trabalhos como ator e diretor em teatro destacam-se: “Uma Ilíada”, de Lisa Peterson e Denis O’Hare (prêmio Censgranrio de melhor ator); “O homem travesseiro”, de Martin Mc Donagh (prêmio APTR de melhor direção e melhor espetáculo 2012); “Festa de Família”, de Thomas Vinterberg; “A volta ao lar”, de Harold Pinter; “Cyrano de Bergerac”, “Renato Russo, o musical” (em cartaz até hoje, e indicado ao Prêmio Shell de melhor ator 2007); “O Diário de Anne Frank”, “Timon de Atenas”, de Shakespeare, com Vera Holtz; os premiados “Um Tartufo” e “A Revolução dos Bichos”, entre outros. É fundador e diretor artístico da Cia Teatro Esplendor no Rio de Janeiro. No cinema, participou como ator dos filmes “Deus é brasileiro” 1 e 2, de Cacá Diegues; “Apolônio Brasil”, de Hugo Carvana; “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat; “Polícia federal – a lei é para todos”, de Marcelo Antunez; “Elis”, de Hugo Prata; “O Escaravelho do Diabo”, de Carlo Milani. No audiovisual, esteve recentemente na 2ª temporada da série “Desalma”, do Globoplay, e está estreando a 4ª temporada da série “Impuros”, no Starz+, além dos longas-metragens “Deus ainda é brasileiro”, de Cacá Diegues; “Polacas”, de João Jardim, Maurício de Souza de Pedro Vasconcelos; e “Mensageiro”, de Lucia Murat.
Teatro Em Movimento
O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 22 anos, em 2023, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 269 repertórios, que somam mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 400.888 pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.
Cemig
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm o objetivo de beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
CSN
Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do País. Em 1993, após mais de cinco décadas como uma empresa estatal, a Companhia entrou em uma nova era ao ser privatizada e assumir um novo posicionamento de mercado. Hoje, a CSN não é somente uma siderúrgica nacional, mas também uma empresa de destaque mundial nos setores de mineração, cimento, energia e logística, graças à dedicação de seus mais de 40 mil colaboradores. Atualmente, o Grupo CSN está presente em 17 estados brasileiros e também atua em dois outros países – Alemanha e Portugal, tendo suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE). O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN, com projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.