27 de abril de 2024 17:25

Prefeito de Ouro Preto presta homenagem à cantora Dona Jandira

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, prestou uma homenagem em vídeo para cantora Dona Jandira que ficou emocionada e grata. Quando Angelo Oswaldo era secretário de cultura do Estado, ele participou de um movimento que possibilitou a ida de Dona Jandira para se apresentar em terras lusitanas. Na última sexta-feira (15), a cantora foi homenageada no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Em novembro, Dona Jandira também recebeu um tributo no Memorial Vale, na praça da Liberdade.

Moradora de Ouro Preto, a estudante de Letras da UFOP Luciane Yamamoto considera importante reverenciar a representatividade de Dona Jandira. “Pensar que o corpo de uma mulher preta canta e encanta, reflete o meu corpo preto também. Conheço a Dona Jandira do Maletta, um lugar que sente orgulho dessa cantora maravilhosa”, argumenta Luciane.

Para o renomado diretor de teatro Maurílio Romão, Dona Jandira traduz o estado de espírito mineiro que canta sempre por liberdade. “Ela tem um apelo cênico e poético muito potente. A primeira vez que ouvi Dona Jandira cantar, fiquei parado para contemplar. Ela emergiu como uma diva, como uma artista bem colocada”, analisa Romão que é graduado em direção teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

De acordo com o prefeito de Ouro Preto, a cantora é uma legítima representante do que há de melhor nas raízes musicais brasileiras. “Dona Jandira é a voz que vem da alma do Brasil. Essa grande cantora, radicada em Minas Gerais, se transformou em uma das grandes vozes que evocam toda cultura popular brasileira. Por isso, quando secretário de cultura do Estado, participei de um movimento que a levou a Portugal como uma legítima representante do que há de melhor nas nossas raízes musicais. E agora ela continua sendo homenageada. Uma presença importante no cenário musical mineiro. Nosso aplauso à querida Dona Jandira”, relata Angelo.

Prestes a comemorar 85 anos, a cantora ficou emocionada com a homenagem do prefeito de Ouro Preto. “Angelo Oswaldo faz parte do avanço das políticas culturais no Brasil. É um grande gestor e um defensor da arte e do patrimônio cultural brasileiro. Ele ajudou muitos artistas.  Se não fosse o empenho dele, não teria como ir a Portugal levar um pouco de nossa música. Fiquei muito agradecida e emocionada com as palavras e as ações do Angelo”, desabafa Dona Jandira.

Reportagem: Éverlan Stutz

Vídeo: Relato do prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo 

Foto: Dona Jandira na homenagem BH é Bamba

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade