De 12 a 21 de setembro, Conselheiro Lafaiete vive dias de fé e devoção em honra a Santa Efigênia, padroeira tão querida das famílias. A cada noite, às 18h30, os fiéis se reúnem para o Terço, seguido de Missa e Novena às 19h.
Programação especial:
- 12 de setembro – Hasteamento do mastro pela guarda de Congado Santa Efigênia.
- 14 de setembro – Missa e Novena às 8h30 da manhã.
- 20 de setembro – Encerramento da novena com procissão saindo da Capela Santo Antônio às 18h em direção à Igreja Santa Efigênia. Às 19h, Missa e Novena e, logo depois, show católico com o Coral Santo Expedito, além da participação da Corporação Musical Nossa Senhora das Graças.
- 21 de setembro – Dia festivo. Missa às 8h30 com descimento do mastro pelas guardas de congado, em homenagem a Santa Efigênia, ao Divino Espírito Santo e a Nossa Senhora Aparecida. Também haverá participação da Folia de Reis São Sebastião, de Queluzito de Maracujá, e o tradicional leilão de pratos típicos, conduzido pelo leiloeiro Nivaldo Ermano dos Santos.
Durante todos os dias da novena, os fiéis são convidados a levar produtos para a composição da Cesta Básica, em gesto concreto de solidariedade.
Santa Efigênia
Nascida princesa na Núbia, região da atual Etiópia, Efigênia conheceu a fé cristã pelas mãos de São Mateus. Decidida a seguir Cristo, renunciou à riqueza e recusou casamento com o tio poderoso, o que lhe trouxe perseguições. Ordenaram que queimassem sua casa, mas as chamas se apagaram milagrosamente, e o fogo consumiu o palácio de seu opressor.
Assim, Santa Efigênia tornou-se símbolo da proteção dos lares e da resistência da fé diante das provações. Seu dia é celebrado em 21 de setembro, e em Lafaiete, sua festa continua a unir gerações com orações, cantos, procissões e muita devoção.


