×

Coral Cidade dos Profetas promove ‘Diálogos Coloniais’ com corais de Conselheiro Lafaiete

O Coral Cidade dos Profetas continua reunindo alguns dos mais belos coros do interior de Minas para ampliar o legado e a prática da música colonial. Depois de passar por São Brás do Suaçuí, o grupo chega a Conselheiro Lafaiete para mais uma edição do Diálogos Coloniais, iniciativa que estimula o intercâmbio entre coralistas e enriquece a experiência cultural das comunidades.

O encontro será realizado no dia 25 de setembro, às 19h, na Capela de Santo Antônio, com a participação de três grupos locais: Coral Madrigal Roda Viva, Coral São Sebastião e Orquestra Queluz de Minas. A programação, gratuita e aberta ao público, inclui um workshop sobre técnica vocal e a execução conjunta de “Ave Maria”, de Lobo de Mesquita, um dos grandes expoentes da música colonial mineira.

Cada encontro do Diálogos Coloniais integra e fortalece os coros, ao mesmo tempo em que aproxima a população do canto coral. Para o maestro José Herculano Amâncio, os resultados desse trabalho já podem ser percebidos.

“É uma alegria ver a empolgação dos grupos da região em se reunir para cantar e explorar um novo repertório. Muitas vezes, cada um trabalha de forma isolada, e esses encontros têm proporcionado uma troca de aprendizados e experiências. Já para o público, é emocionante ver tantas vozes juntas”, observa.

O mesmo entusiasmo é compartilhado por Nourides Augusto do Santos, integrante do Coral Cidade dos Profetas há cerca de 20 anos. Ele destaca a iniciativa como uma inovação. “Foi uma experiência maravilhosa, não só para mim, mas também para os outros colegas. Cada grupo mostrou, dentro de suas características e possibilidades, o que tem de melhor. Torço para que outros venham participar conosco, porque isso só vai enriquecer os corais e a união entre as pessoas”, comenta.

Em outubro, o Diálogos Coloniais seguirá para Congonhas. O projeto é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e pela Associação Canto Livre, com patrocínio da CSN.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro”, “CD em Louvor à Virgem Maria” e “Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais.

Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado, como as Semanas Santas e os Festivais de Inverno, além de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância.

SERVIÇO

Diálogos Coloniais em Conselheiro Lafaiete

Data: 25 de setembro de 2025, quinta-feira — entrada gratuita

19h: Workshop de Técnica Vocal

20h30: Apresentação do Coral Cidade dos Profetas, Coral Madrigal Roda Viva, Coral São Sebastião e Orquestra Queluz de Minas

Local: Capela de Santo Antônio (Rua Dr. Forjas de Lacerda, s/n, Santo Antônio – Conselheiro Lafaiete/MG).

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp