×

Documentários com imagens raras de Lafaiete serão exibidos ao ar livre

Para fechar o mês de comemorações dos 235 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete, a Praça Barão de Queluz receberá na próxima terça, 30 de setembro, um grande evento com exibição de filmes num telão montado em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A programação é gratuita e começará às 20 horas com distribuição de pipoca e projeção de três cinejornais com imagens raras de Lafaiete registradas, respectivamente, nos anos de 1947, 1954 e 1966. O minucioso trabalho de digitalização em 4K foi realizado no Rio de Janeiro a partir de uma iniciativa do cineasta Diego Alexandre, que contou com o apoio de Geraldo Lafayette, então Secretário Municipal de Cultura na época, na empreitada de resgatar os rolos de película encontrados no porão da casa paroquial pelo Pe. Geraldo Gabriel Pinto.

Em seguida, a programação continua com a 1ª Mostra Cine Meraki, que exibirá três documentários recentes, também filmados no município: “Rio Bananeira”, de Rodrigo R. Meireles; “Pulsão de Vida”, de Ana Cândida; e “Filho dos Hippies”, de Márcio Zaum. Tanto a mostra como os curtas foram produzidos com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete.

Para Diego Alexandre, um dos organizadores, “celebrar o aniversário da cidade com este evento é unir passado e presente: enquanto os documentários antigos nos fazem refletir sobre a preservação do nosso patrimônio, as novas produções revelam a força criativa que continua a contar a nossa história. Não posso deixar de reforçar a importância das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que possibilitaram o surgimento de novos cineastas na região, fortalecendo ainda mais essa memória em movimento.”

O evento “Lafaiete: Passado & Presente “ é uma realização das produtoras Amuleto Filmes, RB Filmes, FAIAS Produção Cultural e Instituto Meraki, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp