Veja microfranquias para trabalhar nos setores de alimentação, entretenimento e lazer e limpeza e conservação
Para quem pensa em empreender com franquias, escolher o segmento em que deseja trabalhar é um dos primeiros passos para começar a buscar uma rede e um modelo de negócio que faça sentido para o seu perfil de investidor. Entre os 12 setores categorizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), alguns vêm se destacando neste ano — e podem ser uma boa aposta para quem quer entrar no franchising.
Segundo dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF, no segundo trimestre de 2025 o líder em crescimento foi o setor de Alimentação – Comercialização e Distribuição, com alta de 44% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com avaliação da ABF, entre os responsáveis pela expansão do segmento está o fortalecimento de mercados autônomos e lojas de conveniência.
Na sequência, estão os setores de Entretenimento e Lazer, que cresceu 15,7%, e Limpeza e Conservação, que avançou 15,4%, impactado sobretudo pelo aumento do serviço de lavanderias de autoatendimento.
Nesta reportagem você verá informações sobre as seguintes marcas:
Cada vez mais presente no franchising, as microfranquias têm se apresentado como uma oportunidade para quem quer empreender com um investimento inicial reduzido. Presentes em diversos segmentos, estes modelos, também chamados de franquias baratas, exigem um investimento inicial de até R$ 135 mil, segundo a ABF.
Mesmo com um aporte menor para começar o negócio, empreender com uma microfranquia exige a mesma atenção que uma franquia convencional. “Não é porque o valor de investimento é abaixo do mercado que o negócio não é grande, que não tem que ter uma boa taxa de sucesso e um bom faturamento”, diz Thiago Lupatini, especialista em franchising e fundador da Mentoring League Society.
Para Lupatini, é essencial que os candidatos a franqueados busquem uma marca consolidada, ou seja, com histórico de mercado, processos bem definidos e imagem positiva diante do público consumidor; um faturamento condizente com os custos de implantação e operação, com um payback que faça sentido no planejamento financeiro do investidor; e uma franqueadora com estrutura de suporte ao franqueado.
Para analisar cada um dos aspectos, é essencial que o empreendedor leia com a atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento obrigatório para franqueadoras que reúne as principais informações sobre a empresa para que o candidato possa tomar uma decisão de investimento consciente. Além disso, é indicado conservar com franqueados da rede a fim de entender como as operações funcionam na prática e qual é o dia a dia de trabalho do investidor.
“A franqueadora entrega know-how e suporte, mas o franqueado precisa entender que a taxa de sucesso do negócio vai depender do trabalho dele”, afirma Lupatini.
A seguir, veja 13 franquias para empreender no setores que mais crescem no franchising, com investimento a partir de R$ 4.9 mil. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:
Franquias baratas:
1. KoalaCar
Microfranquia de limpeza a seco de veículos. O negócio não exige ponto físico e permite flexibilidade de horários, já que o serviço é feito por agendamento.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2024
- Quantidade atual de unidades abertas: 5
- Investimento inicial total: R$ 4.990
- Prazo de retorno estimado: 3 a 6 meses
2. Mr. Kids
A Mr. Kids é uma microfranquia especializada em máquinas automáticas que vendem brinquedos (produtos infantis) em locais de grande circulação, como supermercados, padarias e shoppings. O franqueado recebe as máquinas já prontas para operar e tem a responsabilidade de reabastecer, acompanhar as vendas e cuidar da manutenção.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2012
- Quantidade atual de unidades abertas: 210
- Investimento inicial total: R$ 5,4 mil
- Prazo de retorno estimado: 13 meses
3. Panda Clean
Rede especializada em higienização e impermeabilização de estofados. Oferece três formatos de operação: o modelo “mão na massa”, para quem deseja executar e vender; o modelo técnico-comercial, com foco na operação e apoio de equipe de vendas; e o modelo investidor, voltado a quem prefere apenas gerir a equipe.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2024
- Quantidade atual de unidades abertas: 70
- Investimento inicial total: R$ 30 mil
- Prazo de retorno estimado: 4 a 6 meses
4. Shelf Minimercado 24h
A Shelf é uma rede de franquias de minimercados 24h voltada para condomínios e empresas. Com operação automatizada, o modelo permite gestão remota.
- Ano de fundação / entrada no franchising: 2022 / 2024
- Quantidade atual de unidades abertas: 170
- Investimento inicial total: a partir de R$ 35 mil
- Prazo de retorno estimado: 12 meses
5. Mary Help
Fundada em 2011, a rede de serviços de limpeza realiza cerca de 700 mil diárias por ano. A empresa conta com mais de 9 mil diaristas ativas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2016
- Quantidade atual de unidades abertas: 170 unidades
- Investimento inicial total: R$ 40 mil (para cidades até 50 mil habitantes)
- Prazo de retorno estimado: 12 a 14 meses
6. Dona Help
A Dona Help é uma rede especializada em serviços de limpeza residencial e empresarial. Os serviços oferecidos incluem limpeza, passadoria, cozinheiro(a), piscineiro, motorista e copeiro. O negócio oferece modelo home based.
- Ano de fundação/ entrada no franchising: 2023 / 2024
- Quantidade atual de unidades abertas: 40
- Investimento inicial total: a partir de R$ 41 mil
- Prazo de retorno do investimento: 10 a 14 meses
7. Minha Quitandinha
Startup de tecnologia em varejo, atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Neste modelo de negócio, o franqueado é responsável pelo gerenciamento e reposição de mercadorias nas unidades, sem a necessidade de presença constante no negócio.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 750
- Investimento inicial total: a partir de R$ 45 mil
- Prazo estimado de retorno: 10 a 18 meses
8. Maria Brasileira
Rede de limpeza residencial e empresarial. Presente em todos os estados do Brasil, realiza mais de 90 mil atendimentos por mês. O portfólio de serviços inclui limpeza, pós-obra, limpeza especializada em vidros e passadeira.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2013
- Quantidade atual de unidades abertas: 510
- Investimento inicial total: R$ 49,3 mil
- Prazo de retorno estimado: 14 meses
9. CleanNew
Rede de higienização e conservação de estofados do Brasil, a CleanNew atua em formato home based. O profissional especializado vai até o cliente para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2016
- Quantidade atual de unidades abertas: 53 (40 no Brasil e 13 internacionais)
- Investimento inicial total: R$ 59,9 mil
- Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses
10. Lave & Pegue Lavanderia
A Lave & Pegue Lavanderia foi criada na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de ser uma lavanderia express com atendimento automatizado, em que o negócio demanda um atendente para orientação. A marca trabalha com três modelos de negócios, loja física, contêiner e para condomínios.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2022
- Quantidade atual de unidades abertas: 277
- Investimento inicial total: R$ 65 mil (para o modelo loja para condomínio)
- Prazo de retorno estimado: 12 meses
11. market4u
A market4u é uma rede de mercados autônomos com unidades que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de atendentes. Toda a gestão pode ser feita de forma remota, enquanto o abastecimento das lojas é realizado presencialmente em dias programados.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
- Quantidade atual de unidades abertas: mais de 2,3 mil
- Investimento inicial total: a partir de R$ 80 mil
- Prazo de retorno estimado: 16 a 24 meses
12. Restaura Jeans
Fundada em 1991, a Restaura Jeans é uma rede de franquias especializada em restauração e customização de roupas. A marca oferece serviços que vão de lavagem de roupas, tingimento, costura, customização, ajustes e reformas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1991 / 1994
- Quantidade atual de unidades em operação: 212
- Investimento inicial total: R$ 119 mil
- Previsão de retorno do investimento: 18 a 24 meses
13. Lavateria
Fundada em 2016, a Lavateria é uma rede de franquias de lavanderias automáticas. A empresa trabalha com um conceito de lavagem e secagem de roupas self-service.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2017
- Quantidade atual de unidades abertas: 553 franqueadas + 7 próprias
- Investimento inicial total: a partir de R$ 129 mil
- Prazo de retorno estimado: 14 meses
FONTE: PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS