A atuação no período de seca abrangeu 13 municípios mineiros e protegeu uma área de mais de 600 hectares
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, aposta nas ações ambientais educativas e em uma brigada de incêndio forte e preparada para prevenir e combater às chamas na vegetação, especialmente nos períodos de seca e maior incidência de queimadas. Entre maio e setembro deste ano, a equipe já combateu 62 focos de incêndio em 13 municípios, cobrindo uma área equivalente a 671 campos de futebol.
A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), conta com brigadistas fixos e sazonais em localidades estratégicas, como Ouro Branco, Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, Moeda, Brumadinho, Itabirito, entre outras. Em situações críticas, a brigada atua em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), defesa civil e corpo de bombeiros, ampliando o alcance da proteção às áreas verdes.
Além do trabalho em campo, a Gerdau investe na conscientização da comunidade e de seus colaboradores. Durante o período chuvoso, as brigadas fixas desenvolveram atividades educativas, plantio de mudas e palestras em escolas, com o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e reduzir a incidência de queimadas durante a seca.
“O trabalho da brigada de incêndio vai muito além do combate direto às chamas. Ele representa o cuidado diário com as pessoas e com o meio ambiente. Ao lado da AMDA e da comunidade, construímos uma rede de proteção que evita perdas ambientais e estimula uma consciência coletiva de preservação”, afirmou Francisco Couto, Gerente de Sustentabilidade na Gerdau.
As palestras realizadas em escolas, desde o início do ano, receberam avaliações que demonstram o impacto positivo da ação. Instituições como o Instituto Vem Ser e a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Branco, e a Escola Municipal Maria Oliveira da Castanheira, em Congonhas, alcançaram a pontuação máxima em engajamento, destacando a interação dos alunos, a receptividade dos professores e a efetividade das gincanas educativas.

“Esses resultados evidenciam a importância da integração entre empresa e comunidade na preservação ambiental. Experiências de alto impacto mostram que quanto mais cedo crianças e jovens compreendem o papel da prevenção, maiores são as chances de evitar queimadas no futuro”, destaca Francisco Couto, Gerente de Sustentabilidade na Gerdau.
Balanço das ações realizadas em 2024
No ano passado, devido ao tempo seco e às ondas de calor, foram registrados recordes de queimadas em todo o país. Neste cenário, a brigada de incêndio da Gerdau combateu cerca de 170 focos nas áreas de propriedade da empresa, em seu entorno e em áreas de conservação ambiental próximas às suas instalações. Foram mais de 10 mil hectares de áreas queimadas e combatidas, o equivalente a 14 mil campos de futebol, com mais de 450 horas dedicadas ao combate aos incêndios.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).