×

Lafaietense Carolina de Assis Barros será agraciada com a Medalha Santos Dumont 2025

A Diretora-Presidente da Centrus (Fundação Banco Central de previdência privada), Carolina de Assis Barros, será uma das homenageadas com a Medalha Santos Dumont 2025, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A cerimônia oficial acontecerá no dia 5 de novembro de 2025, na Villa Foncá, em Santos Dumont (MG) — cidade natal do patrono da comenda, o inventor Alberto Santos Dumont.

Graduada em Administração, mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de York (Reino Unido) e com MBA em Administração Financeira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Carolina construiu uma trajetória marcada pela competência e pela dedicação ao serviço público. Servidora do Banco Central do Brasil há 24 anos, ocupou cargos de grande relevância na instituição, entre eles os de Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta e Diretora de Administração. Também integrou o Comitê de Política Monetária (Copom) por sete anos e teve participação relevante na equipe responsável pela introdução da cédula de R$ 200 em circulação.

Criada pela Lei nº 1.493, de 16 de outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont é uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Estado de Minas Gerais, destinada a reconhecer o mérito cívico de personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento e o progresso do país.

Carolina declarou estar profundamente honrada com o reconhecimento. “Expresso minha sincera gratidão ao meu querido estado de Minas Gerais, na pessoa do governador Romeu Zema, e às mãos que me sustentaram e sustentam ao longo do caminho — meu pai, minha mãe, meus irmãos, amigos e colegas de trajetória profissional.”

A presidente da Centrus dedica esta honraria, de forma muito especial, à memória de seu saudoso pai, Edson Marcelino Barros, que atuou como professor em Conselheiro Lafaiete, no Colégio Nazaré e na Escola Estadual Monsenhor Horta. “Sua presença e ensinamentos permanecem como farol e inspiração em minha vida”, pontuou a agraciada.

A homenagem a Carolina de Assis Barros celebra não apenas sua trajetória exemplar e o reconhecimento de seu trabalho ético e inovador, mas também o orgulho de Minas Gerais em ver uma filha de Conselheiro Lafaiete entre os nomes que se destacam pelo serviço ao bem público e pela excelência profissional.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp