Com o primeiro trem noturno de passageiros do país em três décadas, a Estrada de Ferro Vitória a Minas ganhará viagens extras entre Belo Horizonte e Cariacica em meses de férias, em um trajeto de 664 km com carros climatizados, poltronas executivas e econômicas e operação prevista a partir de janeiro de 2026.
O primeiro trem noturno de passageiros do Brasil em 30 anos já tem data para sair do papel. A Vale anunciou um novo horário extra na Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligando Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. As viagens noturnas começam a operar em janeiro de 2026, inicialmente nos meses de férias escolares, em um trecho de 664 quilômetros que hoje já é percorrido diariamente durante o dia.
Na prática, o primeiro trem noturno terá partidas diárias à noite nas duas pontas, adicionando uma nova janela de horário ao serviço ferroviário que já transportou 857 mil passageiros em um único ano. A medida responde à pressão de demanda em períodos de férias e atende exigências do processo de renovação da concessão ferroviária, em acordo definido entre a Vale e a ANTT.
Como será o primeiro trem noturno da Vale
O primeiro trem noturno da Vale na Estrada de Ferro Vitória a Minas será um horário extra em relação às viagens diurnas já existentes. Hoje, os trens de passageiros partem simultaneamente às 7h da manhã tanto de Belo Horizonte quanto da estação Pedro Nolasco, em Cariacica.
Com a nova operação, a partir de janeiro de 2026 os trens ganharão um segundo ciclo diário específico para o período da noite. A decisão de operar o primeiro trem noturno em caráter adicional, e não substitutivo, busca aliviar a lotação de férias escolares, quando o fluxo de turistas e visitantes pressiona os assentos disponíveis no serviço tradicional.
Trajeto, tempo de viagem e estações atendidas
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas percorre 664 quilômetros de trilhos entre Minas Gerais e Espírito Santo, cruzando 42 municípios e passando por 30 estações de embarque e desembarque. Em média, a viagem diurna leva cerca de 13,5 horas, com chegada por volta das 20h30 aos destinos finais.
No primeiro trem noturno, o tempo de viagem será semelhante, mas com janelas invertidas. No sentido Belo Horizonte – Cariacica, a partida está prevista para as 19h, com chegada às 8h15 do dia seguinte.
No sentido inverso, a composição sairá da estação Pedro Nolasco às 18h, chegando à capital mineira às 7h50. À noite, o trem deve atender 14 estações selecionadas conforme a demanda atual de passageiros, e não todas as 30 paradas existentes no serviço diurno.
Frota, conforto e configuração dos carros
Os carros do primeiro trem noturno serão climatizados e equipados com monitores de vídeo e tomadas para recarga de smartphones e notebooks, repetindo o padrão já utilizado pela Vale no serviço diurno da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
As composições contam com vagões de classe econômica, com capacidade para até 75 passageiros, e vagões executivos, com 57 assentos. Há ainda carros específicos para restaurante, lanchonete, gerador e atendimento a cadeirantes.
A ideia é que a viagem noturna ofereça condições mínimas de conforto para um trajeto de mais de 13 horas, em um ambiente controlado e preparado para longos deslocamentos.
Exigências da concessão e papel da ANTT
A criação do primeiro trem noturno na Vitória a Minas faz parte do pacote de obrigações assumidas pela Vale no processo de renovação antecipada de sua concessão ferroviária, concluído em 2020.
O novo horário de passageiros é uma das contrapartidas acompanhadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT.
Além do trem de férias em período noturno, a concessionária deve entregar até 2030 um conjunto de obras de mobilidade urbana ao longo das estradas de ferro sob sua responsabilidade, incluindo viadutos rodoviários, passarelas e muros de proteção em áreas urbanas.
Essas intervenções buscam reduzir conflitos entre linha férrea, trânsito local e circulação de pedestres, além de aumentar a segurança operacional.
Perfil do serviço atual e pressão da demanda
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas é um dos poucos serviços de longa distância ainda em atividade no país.
Em 2024, a linha transportou 857 mil usuários, ligando diariamente duas regiões metropolitanas em uma rota que é utilizada tanto por turistas quanto por moradores que se deslocam entre os dois estados.
Nos meses de janeiro, julho e dezembro, período de férias escolares em boa parte do país, a demanda por assentos cresce, pressionando os horários tradicionais.
É justamente nesses meses que o primeiro trem noturno começará a operar, ampliando a oferta de lugares e criando uma alternativa de horário para quem prefere viajar durante a noite para chegar ao destino pela manhã.
Venda de bilhetes e valores das passagens
Os bilhetes para o novo horário noturno seguirão a lógica de comercialização já conhecida pelos passageiros do trecho Belo Horizonte – Cariacica.
A venda de passagens está programada para começar em uma quinta-feira, dia 20, e, por questões de segurança, não haverá venda noturna nas estações: o atendimento será concentrado em horário comercial e no site da operadora ferroviária.
Os valores das passagens passam por reajuste a partir de 10 de dezembro, em linha com parâmetros definidos pela ANTT. Até essa data, o bilhete inteiro na classe econômica para o trajeto completo custa R$ 81, enquanto a classe executiva sai por R$ 116.
O primeiro trem noturno seguirá a mesma lógica regulatória, com tarifas ajustadas pelo órgão regulador e diferenciadas de acordo com a classe escolhida.
Outros trens de passageiros de longa distância no Brasil
Hoje, o país conta apenas com dois trens de passageiros de longa distância em operação regular, ambos sob responsabilidade da Vale. Além da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que conecta Minas Gerais e Espírito Santo, há o trem da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís, no Maranhão, a Parauapebas, no Pará.
Diferentemente do serviço diário da Vitória a Minas, a Estrada de Ferro Carajás opera com três partidas semanais em cada ponta, com parada para manutenção às quartas-feiras.
Como parte das obrigações contratuais da renovação de concessão, a Vale terá de implementar partidas diárias de São Luís e de Parauapebas a partir do segundo semestre de 2027.
Em 2024, a Carajás atingiu recorde de 423 mil passageiros transportados, reforçando o papel residual, mas ainda relevante, do transporte ferroviário de longa distância no país.
O que representa o primeiro trem noturno para o passageiro
A retomada de um primeiro trem noturno em três décadas recoloca a viagem de longa distância sobre trilhos no mapa de opções de deslocamento entre Minas Gerais e Espírito Santo, especialmente para quem busca combinar custo mais baixo com a possibilidade de chegar ao destino descansado pela manhã.
Entre ajustes operacionais, seleção de estações noturnas e avaliação de demanda ao longo do mês de estreia, o serviço servirá como termômetro para medir o apetite do público por viagens noturnas em trem no Brasil.
Se a adesão for alta, o modelo pode se consolidar como alternativa estável à combinação de ônibus e avião em um trecho historicamente atendido pela ferrovia.
E você, olhando para tempo de viagem, custo e conforto, encararia a experiência de cruzar 664 quilômetros no primeiro trem noturno entre Belo Horizonte e Cariacica ou continuaria fiel aos ônibus e aviões nessa rota?
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS



