De 18 a 28 de Novembro, a comunidade de Itatiaia/Ouro Branco, receberá o projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico Travesia, promovido pela Universidade Católica de Valparaíso/Chile em parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP e Diretoria de Relações Internacionais. O projeto avança para a sua 5a edição em terras mineiras e traz como um dos seus principais objetivos a troca cultural e artística com a comunidade, pesquisa dos saberes e fazeres tradicionais e a construção de uma estrutura lúdica para a praça central de Itatiaia.
A comitiva internacional é composta por 44 estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Design da PUC/CHILE e integram o grupo, estudantes noruegueses, franceses e espanhois. Durante 10 dias o grupo poderá conhecer a hospitalidade, hábitos alimentares, patrimônios culturais/naturais de Itatiaia e também seus moradores que guardam histórias e memórias únicas na região.
As Travessias são explorações poéticas das Américas que a Escola de Arquitetura e Design da PUCV realiza anualmente desde 1984. Compostas por alunos e professores da Escola, os projetos são desenvolvidos nas comunidades por meio oficinas experimentais, e se constitui uma atividade educacional relevante e singular, proporcionando acesso às diversas realidades do continente latino americano. Além de fazer parte do currículo, representa uma possibilidade dos estudantes de arquitetura experimentarem as dimensões reais de um projeto (escala 1:1) e colocar em prática o conhecimento teórico e o trabalho em equipe.

Para a moradora Jéssica Dias, : “O Projeto Travessia, representa muito mais do que uma ação pontual: ele simboliza a luta contínua da nossa comunidade por dignidade, reparação e fortalecimento coletivo. Como mulher negra, moradora de comunidade tradicional e advogada engajada na defesa dos direitos humanos e ambientais, participar e compreender esse processo me coloca diante de uma responsabilidade profunda — a responsabilidade de garantir que as vozes do território sejam ouvidas, respeitadas e incluídas”. Jessica está à frente da comissão de organização e articulou entre empresários, vereadores, comunidade local e outros apoiadores a busca por recursos para viabilização do Travesia em suas múltiplas necessidades.
Para Kelvin Adam, um dos grandes articuladores culturais da comunidade: “O Travessia é um fomento cultural muito importante para Itatiaia, pois fortalece o reconhecimento das nossas práticas, modos e costumes tradicionais, que se incluem de forma muito especial dentre os povos da América Latina. É um importante movimento de decolonização, pois torna visível as influências indígenas e negras africanas na comunidade a partir de um movimento intercultural. Para nós da comunidade é também uma forma de reverência aos antepassados e ancestrais, como as nossas avós e bisavós, que jamais imaginariam que tudo o que foi produzido por suas mãos, pudessem ter tamanha relevância.” Kelvin integra também a comissão de organização local e desenvolve junto à comunidade um trabalho muito importante de reparação e valorização cultural, a partir de seu trabalho com as ervas e encantarias da comunidade.
No período da realização do Projeto Travesia ITATIAIA, a comunidade irá apresentar aos estudantes, professores e visitantes o seu rico memorial cultural e artístico preservado coletivamente e que está expresso em suas construções, tradições, práticas e saberes. Está prevista uma intensa programação cultural, aberta a todos e dentre elas destacamos:
- Conversas com os Mestres de alvenaria em pedra, Pedro e André
- Audição do repique de sino pelo Mestre sineiro Julio Bruno
- Visita ao Cafezal e escuta dos saberes ancestrais de Seu Dito
- Oficina de percussão com Guilherme Padeiro
- Oficina “A arte de Garimpar Afetos e Memórias” por Moacir Ferreira e Davi
Ferreira no Espaço Araucária - Bate papo com os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP,
sobre práticas experimentais na arquitetura - Oficina de Construção em Bambu por Seu Valtinho
- Caminhada Ecológica por Fernando Biagioni
- Visitas guiadas aos patrimônios culturais, religiosos e naturais por Kelvin
Adam - Visita guiada ao Moinho de Pedra por Michel Nicolau
- Amistoso de futebol entre CHILE x Itatiaia Futebol Clube
- Bate Papo com as Erveiras da comunidade
- Visita ao espaço de preservação cultural e ambiental “Meu, Seu, Nosso
Mato” por Ian Belo - Feitura da Paçoca de amendoim por Maurício Leonard
- Visita guiada às “Arquiteturas Experimentais” por Marcelo Faria
- Festas e Karaokê nos diversos empreendimentos gastronômicos da
comunidade. - Apresentação cultural das crianças de Itatiaia
- Exposição Coletiva dos artistas Murilo Rodrigues, Carol Kuroswick e Maurício
Leonard

O Travessia Itatiaia é uma das ações de extensão e internacionalização do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, produzido e apoiado pela prefeitura de Ouro Branco e secretarias municipais, empresários, vereadores de Ouro Banco, associações comunitárias de Itatiaia e moradores locais. A equipe de organização agradece a todos os apoiadores pelo empenho coletivo para a realização desse evento.
SERVIÇO:
Para saber mais sobre o Travesia : https://www.ead.pucv.cl/temas/travesia/
Periodo de realização: 18 a 28/11
Local : Distrito de Itatiaia, Ouro Branco/MG
Equipe de Organização:
Cristina Duarte
Jessica Dias
Kelvin Adam
Mauricio Leonard
Murilo Rodrigues
Taohana Guimarães
Contato para maiores informações e doações:
Jessica Dias (moradora, coordenação geral) : 31 99610-3433
Kelvin Adam (morador, articulador e realizador cultural): 31 97230-2558
Mauricio Leonard (morador, prof. Ufop, representante do convênio internacional): 31
996462956
FOTOS PARA DIVULGAÇÃO: (Maurício Leonard)

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



