×

DNA do Ar em Congonhas: município divulga estudo histórico sobre emissões atmosféricas e cidade tem um ar irrespirável

A Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (SEMAM), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem a honra de convidá-los(as) para o Evento de Entrega do Inventário de Emissões Atmosféricas de Congonhas. O Inventário representa um marco importante para o município, reunindo estudos técnicos que identificam e quantificam as principais fontes de emissões atmosféricas, fornecendo subsídios para o planejamento de ações de controle e melhoria da qualidade do ar.

Atualmente, Congonhas conta com 13 estações de monitoramento, sendo sete de qualidade do ar, que têm orientado ações imediatas. A Prefeitura estuda ampliar essa rede com tecnologias inovadoras, como sensores a laser e inteligência artificial, que poderão identificar fontes poluidoras com maior precisão e prever padrões de emissão, tornando o município pioneiro no estado.

Os estudos mostram que a região do Pires é um dos locais com maior concentração de micropartículas por milímetro cúbico no mundo, assim como o Jardim Profeta e Lobo Leite.

Data: 24 de novembro de 2025
Horário: 14h00 às 17h10
Local: Espaço Alternativo – Museu de Congonhas

Alameda Cidade de Matozinhos de Portugal, 77 – Basílica – Congonhas/MG
O evento contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes da UFMG, pesquisadores e instituições parceiras.
Sua presença será muito bem-vinda.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – SEMAM
Prefeitura Municipal de Congonhas

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp