Cerimônia destacou organizações que contribuem para o desenvolvimento econômico do estado; CEO Gustavo Werneck também foi homenageado
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, foi reconhecida como “Empresa de Excelência de Minas Gerais” durante a cerimônia do XXVII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2025, realizada nessa terça-feira (25/11). Considerada uma das premiações mais tradicionais do ambiente econômico mineiro, a honraria destaca companhias com impacto relevante no desenvolvimento do estado.
Entre os indicadores avaliados para escolha das vencedoras estão inovação e absorção tecnológica, geração de riqueza, emprego e renda, competitividade e produtividade, entre outros, refletindo o papel estratégico e o desempenhado da empresa ao longo do ano.
Além do reconhecimento institucional, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, recebeu a medalha Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Associação dos Economistas de Minas Gerais (ASSEMG). A homenagem ressalta a atuação do executivo na liderança de iniciativas que fortalecem a presença da companhia no estado.

“O prêmio é uma celebração pelos nossos 125 anos de história. Minas Gerais é hoje o estado mais importante para a Gerdau, onde concentramos mais de R$ 5 bilhões em investimentos. Para nós, Minas é o presente e o futuro. É a Gerdau fazendo história ao lado do povo mineiro, com aço, inovação e tecnologia”, afirmou Werneck.
Com operações estratégicas e investimentos contínuos, a Gerdau reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais, fortalecendo sua trajetória junto ao estado.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



