A Liga de Sinuca de Conselheiro Lafaiete e Região (LSBCL/R) realiza no dia 10 de janeiro de 2026 o 1º Torneio Abertura e o 1º Campeonato de Sinuca (Par/Ímpar), evento que marca oficialmente a produção do ranking regional da modalidade.
A competição será realizada a partir das 9 horas, no Centro de Treinamento e Competições, localizado no Salão Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Rua Narcisa de Queiroz, nº 51, bairro Campo Alegre, em Conselheiro Lafaiete.
As inscrições estarão abertas entre os dias 18 de novembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, podendo ser feitas na Secretaria do Sindicato, das 8h às 13h, ou diretamente no Centro de Treinamento, das 18h às 21h. O valor da inscrição é de R$ 100,00.
A premiação inclui troféus para campeão e vice-campeão nas categorias Ouro, Prata, Bronze e Aberta. Além disso, 50% da receita arrecadada, após o desconto das despesas, será distribuída proporcionalmente entre campeões e vice de cada categoria.
Fundada em março de 2024, a Liga de Sinuca de Conselheiro Lafaiete e Região atua seguindo as normas da FMSB e da CBBS, e tem se destacado pela valorização do esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e desenvolvimento educacional. O projeto conta com parcerias importantes e busca consolidar Lafaiete como polo regional da sinuca, fomentando esporte, lazer, cultura e geração de oportunidades.
O evento promete reunir atletas de alto nível técnico, incentivar novos talentos e fortalecer ainda mais a prática da sinuca esportiva na região.
Inclusão
A liga de sinuca se consolida como um instrumento educacional, integrando conceitos de psicologia, física e matemática ao treinamento técnico esportivo. A nova estrutura vai além do esporte, reunindo cultura, educação, lazer e gastronomia, com impacto direto na economia local, no turismo e na geração de oportunidades de negócios, fortalecendo Conselheiro Lafaiete como polo regional.
O projeto busca apoio por meio da Lei do Esporte para custear atletas de alto rendimento e destaca o desenvolvimento de jovens talentos como Raul, Igor, Marcos Paulo e Caio, além de cerca de 30 atletas com elevado nível técnico. A academia tem como objetivo preparar jovens para desafios escolares e profissionais, promovendo ética, foco, autossuficiência e desenvolvimento contínuo. Apresentada como um esporte seguro e acessível a todas as idades, a sinuca contribui para a formação de novos atletas, inclusão familiar e a ampliação da prática esportiva no município.




