×

Tempestade solar que coloca mundo em alerta hoje é a maior em 20 anos

Serviços de comunicação via satélite e precisão do GPS poderão ser impactados; auroras boreais são esperadas em diversos países

Uma intensa atividade solar, liberada pelo Sol, está se dirigindo para a Terra e provavelmente criará deslumbrantes auroras boreais em áreas inesperadas na noite desta segunda-feira (19) e início da manhã de terça-feira (20).

Também poderá afetar as comunicações via satélite e a precisão do GPS.

Uma tempestade de radiação solar, classificada no nível quatro de cinco em uma escala de severidade, está sendo monitorada pelo Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

“Uma tempestade de radiação solar severa de categoria S4 está em andamento – esta é a maior tempestade de radiação solar em mais de 20 anos”, compartilhou o SWPC no X , anteriormente conhecido como Twitter. “A última vez que níveis de S4 foram observados foi em outubro de 2003. Os efeitos potenciais estão principalmente limitados a lançamentos espaciais, aviação e operações de satélite.”

Tempestade solar coloca países em alerta • Space Weather Prediction Center
Tempestade solar coloca países em alerta • Space Weather Prediction Center

As tempestades espaciais de outubro de 2003 resultaram em cortes de energia na Suécia e danos a transformadores de energia na África do Sul, de acordo com o SWPC.

Quando as tempestades de radiação solar atingem a Terra, podem aumentar os riscos de exposição à radiação para os astronautas em órbita baixa da Terra, como os que estão a bordo da Estação Espacial Internacional, bem como para os passageiros de voos que percorrem rotas polares.

O SWPC notificou as companhias aéreas, a Nasa, a Administração Federal de Aviação (FAA), a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), a Corporação Norte-Americana de Confiabilidade Elétrica (NERC) e outras operadoras para que se preparem para a tempestade.

Representação de tempestade solar lançando material em direção à Terra • NASA/GSFC/SOHO/ESA
Representação de tempestade solar lançando material em direção à Terra • NASA/GSFC/SOHO/ESA

“Temos feito inúmeras ligações para garantir que todos os operadores de infraestrutura tecnológica crítica estejam cientes do que está acontecendo”, disse Shawn Dahl, analista de previsão da SWPC.

Durante eventos de risco elevado de radiação, os astronautas podem se deslocar para partes da estação espacial que são mais bem protegidas, como já fizeram durante tempestades solares anteriores, como a tempestade geomagnética extrema que ocorreu em maio de 2024.

Níveis elevados de radiação também podem representar riscos para os satélites dos quais dependemos para comunicação e navegação.

GALERIA – Veja descobertas astronômicas de 2026

1 de 7

Durante a tempestade geomagnética de maio de 2024, a fabricante de tratores John Deere relatou que alguns clientes que dependem do GPS para agricultura de precisão sofreram interrupções. Mas, em geral, as operadoras de redes elétricas e de satélites mantiveram os satélites em funcionamento e em órbita adequada, além de gerenciar o acúmulo de intensas correntes geomagnéticas nos sistemas de rede.

Embora seja provável que as operadoras de satélite precisem tomar medidas na noite desta segunda-feira (19), não se esperam impactos tecnológicos generalizados para o público em geral, afirmou Ryan French, físico solar do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado em Boulder. 

Aurora sobre o Lago Mono: Uma Rara Dança de Luz, por Daniel Zafra. Esta fotografia captura a rara ocorrência da aurora boreal na Califórnia. • Daniel Zafra
Aurora sobre o Lago Mono: Uma Rara Dança de Luz, por Daniel Zafra. Esta fotografia captura a rara ocorrência da aurora boreal na Califórnia. • Daniel Zafra

FONTE: CNN BRASIL

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp