Após os alagamentos registrados na tarde e noite de sábado (24), o município de Mariana permanece em estado de alerta neste domingo (25) devido à previsão de novas chuvas intensas. A Defesa Civil e as equipes da Prefeitura seguem mobilizadas em diferentes pontos da cidade e dos distritos, monitorando áreas de risco e prestando apoio às famílias afetadas.
A forte chuva que atingiu o município provocou o transbordamento do Ribeirão do Carmo, alagamentos em ruas da região central, veículos invadidos pela água e pessoas ilhadas. Até a última atualização, não havia registro de feridos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mariana está entre as cidades sob aviso de perigo por conta das chuvas intensas que atingem Minas Gerais.Segundo o prefeito Juliano Duarte, em apenas 30 minutos choveu cerca de 30 milímetros, um volume considerado elevado para o sistema de drenagem da cidade. Em outra medição apresentada pela Defesa Civil, foram registrados 27 milímetros em meia hora. “Não tem sistema de drenagem que suporte. O Ribeirão do Carmo saiu de suas margens”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Stoppa.
O prefeito fez um alerta público aos moradores de áreas próximas a rios e regiões de risco, pedindo atenção redobrada e, se necessário, a saída preventiva desses locais. Os distritos de Bandeirantes, Monsenhor Horta, Padre Viegas e Mainart estão entre os pontos considerados mais vulneráveis neste momento.

De acordo com comunicado divulgado na noite de sábado, a previsão indica a possibilidade de até 40 milímetros de chuva entre a noite de sábado e a manhã de segunda-feira (26). O alerta meteorológico permanece válido até as 8h de segunda-feira. A orientação é para que a população acompanhe apenas os canais oficiais da Prefeitura e da Defesa Civil.Durante a tarde de sábado, o trânsito ficou completamente parado no centro da cidade e também houve alagamentos no bairro Barro Preto, nas proximidades da pracinha. Em um dos atendimentos, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de cinco pessoas que ficaram impossibilitadas de deixar um imóvel alagado.
Além de Mariana, outras cidades da Região dos Inconfidentes eguem em estado de atenção. Em Ouro Preto e Itabirito foram registradas pequenas quedas de taludes, sem danos a moradias. Em Santa Bárbara, a Defe sa Civil mantém equipes em prontidão e uma escola em Brumal foi preparada como ponto de apoio. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, há alerta para risco geológico.
As equipes da Prefeitura de Mariana já iniciaram os trabalhos de limpeza e levantamento dos prejuízos causados pelos alagamentos. A Defesa Civil reforça que, em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os canais oficiais do município.
- Jornal Geraes



