×

Federação Renovação Solidária pretende aumentar bancadas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados em 2026

Criado em 2012 com o nome de PEN (Partido Ecológico Nacional), partido passou a ser chamado de Patriota em 2018, ano que incorporou o PRP para atingir a cláusula de barreira. Em 2022, visando novamente atingir a clausula de barreira, o Patriota iniciou um processo de fusão com o PTB, dando origem ao PRD, que estreou nas eleições de 2024.

O Solidariedade foi criado em 2013, através de uma dissidência do PDT contrária ao apoio à reeleição de Dilma Roussef e simpática a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. Em 2022, incorporou o PROS para atingir a cláusula de barreira.

Com o objetivo de antecipar a cláusula de barreira em 2026, PRD e Solidariedade, se uniram numa Federação que receberá o nome de Federação Renovação Solidária, que em Minas Gerais, será comandada pelo Deputado Federal Fred Costa, mais votado entre os Deputados Federais da nova Federação.

Visando formar uma bancada com cinco deputados federais e seis deputados estaduais a federação vai manter somente os Deputados Federais Fred Costa e Dr. Frederico. Ou seja, a chapa para Deputado Federal, vai contar com apenas dois candidatos à reeleição e a chapa para Deputado Estadual contará com nenhum candidato a reeleição, o que aumenta a chance para os novatos.

Na eleição municipal de Conselheiro Lafaiete, o PRD elegeu para o Executivo o Prefeito Leandro Chagas e o Vice Prefeito Marcelo Divino. Para o Legislativo foram eleitos Vereadores: Erivelton Jayme, Vereador mais votado da história de Lafaiete, mais votado da região em 2024 e Presidente da Câmara no ano de 2025; Pastor Angelino, eleito Vice Presidente para o ano de 2026 e Cida Toledo, Vice Presidente no ano de 2025 e eleita Presidente da Câmara para o ano 2026. Já o Solidariedade lançou a candidatura de Neuza Mapa ao Executivo.

Na região, o PRD elegeu quatro Prefeitos, dois Vice Prefeitos e 19 Vereadores. Já o Solidariedade elegeu um Prefeito e cinco Vereadores, totalizando cinco Prefeitos, dois Vice Prefeitos e 24 Vereadores eleitos pela Federação.

Para a eleição de 2026, o principal nome do partido/federação na região para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é do ex Presidente da Câmara e Vereador mais votado da história de Lafaiete e da região em 2024, Erivelton Jayme.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp