Eleito Deputado Federal em 2014, Senador em 2018, Presidente do Senado entre 2021 e 2025, Rodrigo Pacheco se tornou o nome preferido de Lula para concorrer ao Governo de Minas. No final de 2025, aventou a possibilidade de se afastar da vida política, mas repensou esta possibilidade e começou a procurar um novo partido para concorrer ao Governo Estadual.
Com a mesma discrição que vem pautando sua carreira política, Rodrigo Pacheco busca assumir o comando da Federação União Brasil-Progressistas (que ainda depende de aprovação do TSE) e se lançar como um candidato de centro, o que não seria possível no PSB, outro partido que o convidou para concorrer ao Palácio da Liberdade. Havia também a opção de um retorno ao MDB, mas esse tem como pré candidato, o ex Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo.
Caso assuma o comando da Federação União Brasil-Progressistas, além de ter uma federação de centro direita sob seu comando, irá enfraquecer a pré candidatura de Mateus Simões (que trocou o Novo pelo PSD, mesmo o partido tendo Rodrigo Pacheco como pré candidato ao Governo) que até o momento conta com apoio de legendas com menor tempo de televisão, o que é necessário para que o mesmo se torne mais conhecido do eleitorado mineiro.
Além de mover o tabuleiro político na disputa pelo Poder Executivo, a ida de Rodrigo Pacheco para o União Brasil e consequentemente para a Federação, afetaria a composição das chapas proporcionais, compostas por muitos políticos de direita ao mesmo tempo que abriria espaço para seus aliados políticos que estão à espera de sua decisão para definirem por qual partido/federação irão concorrer em 2026.
Em suma Rodrigo Pacheco no comando da Federação União Brasil/Progressistas, fortaleceria sua pré candidatura, enfraqueceria a do Vice Governador Mateus Simões e mudaria todas as articulações de formação das chapas proporcionais que ganharão ênfase com a abertura da janela partidária entre quatro de março e quatro de abril. Até lá muita articulação e especulação em torno do cenário político para 2026.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.