×

Reviravolta na sucessão mineira?

Eleito Deputado Federal em 2014, Senador em 2018, Presidente do Senado entre 2021 e 2025, Rodrigo Pacheco se tornou o nome preferido de Lula para concorrer ao Governo de Minas. No final de 2025, aventou a possibilidade de se afastar da vida política, mas repensou esta possibilidade e começou a procurar um novo partido para concorrer ao Governo Estadual. 

Com a mesma discrição que vem pautando sua carreira política, Rodrigo Pacheco busca assumir o comando da Federação União Brasil-Progressistas (que ainda depende de aprovação do TSE) e se lançar como um candidato de centro, o que não seria possível no PSB, outro partido que o convidou para concorrer ao Palácio da Liberdade. Havia também a opção de um retorno ao MDB, mas esse tem como pré candidato, o ex Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo.

Caso assuma o comando da Federação União Brasil-Progressistas, além de ter uma federação de centro direita sob seu comando, irá enfraquecer a pré candidatura de Mateus Simões (que trocou o Novo pelo PSD, mesmo o partido tendo Rodrigo Pacheco como pré candidato ao Governo) que até o momento conta com apoio de legendas com menor tempo de televisão, o que é necessário para que o mesmo se torne mais conhecido do eleitorado mineiro. 
Além de mover o tabuleiro político na disputa pelo Poder Executivo, a ida de Rodrigo Pacheco para o União Brasil e consequentemente para a Federação, afetaria a composição das chapas proporcionais, compostas por muitos políticos de direita ao mesmo tempo que abriria espaço para seus aliados políticos que estão à espera de sua decisão para definirem por qual partido/federação irão concorrer em 2026.
Em suma Rodrigo Pacheco no comando da Federação União Brasil/Progressistas, fortaleceria sua pré candidatura, enfraqueceria a do Vice Governador Mateus Simões e mudaria todas as articulações de formação das chapas proporcionais que ganharão ênfase com a abertura da janela partidária entre quatro de março e quatro de abril. Até lá muita articulação e especulação em torno do cenário político para 2026.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp