×

Mesmo com segunda vaga a ser aberta, PT pode ficar sem cadeira no TCU

      Desde o primeiro mandato de Lula, que o PT tenta sem sucesso emplacar um ministro no TCU (Tribunal de Contas da União). Na eleição de Hugo Mota (Republicanos – PB) para a Presidência da Câmara dos Deputados, ficou acordado que a próxima vaga aberta na corte de contas seria destinada a um Deputado do PT. E o escolhido pelo partido foi mineiro Odair Cunha, em seu sexto mandato na Câmara dos Deputados.

      Com a proximidade de abertura da vaga, o cenário é bem diferente do que o do acordo para a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados no início de 2025. Legendas como União Brasil e PSD afirmam desconhecer este acordo e pretendem lançar candidatos ao Tribunal de Contas. O União Brasil tem como interessados na vaga, o Deputado cearense Danilo Forte, mais velho entre os candidatos e o Deputado baiano Elmar Nascimento, preterido por Arthur Lira (PP-AL) como seu candidato à Presidência da Câmara. Pelo lado do PSD, o Deputado Hugo Leal (RJ), pretende concorrer ao cargo.

     Buscando uma vaga no TCU, mas sem entrar nessa disputa pela vaga que se abre no final do mês, o PL estuda lançar o nome do Deputado Federal Altineu Côrtes (RJ) para a vaga que pode abrir com a antecipação da aposentadoria do Ministro Augusto Nardes . Sua aposentadoria antecipada estaria ligada a intenção de concorrer as eleições desse ano no Rio Grande do Sul, onde se filiaria ao PL e contaria com apoio da base bolsonarista no Estado.  

Por se tratar de uma eleição secreta e de turno único, o resultado é imprevisível. Mas caso se concretize a eleição de Odair Cunha para o TCU, não só o PT como o Estado de Minas Gerais ganharia um Ministro no Tribunal de Contas. No caso de Minas Gerais, passariam ser dois Ministros, pois Antônio Anastasia foi eleito pelo Senado em 2021.

Ao assumir o cargo de Ministro do TCU, quem assume a vaga de Deputado Federal é o lafaietense Glycon Franco, que seria um ganho para a região que voltaria a ser representada na Câmara dos Deputados após 45 anos.

    Na hipótese de exercer o mandato de Deputado Federal em 2026, Glycon Franco será o terceiro a representar Conselheiro Lafaiete e região na Câmara dos Deputados. Antes dele, Dr. Francisquinho exerceu o mandato entre 1946 e 1951.Em seguida, João Nogueira Rezende, que assumiu temporiamente uma vaga como suplente de Deputado Federal em 1951, foi eleito sete vezes consecutivas, exercendo mandato na Câmara dos Deputados entre 1955 e 1981, ano que renunciou ao mandato, justamente para assumir uma vaga no TCU, o qual presidiu entre 1984 e 1985, ano de sua aposentadoria.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp