Em busca de uma cidade mais verde, um grupo de voluntários se reuniu para reforçar a arborização de Ouro Branco
A inspiração veio de uma reportagem de jornal: um cidadão paulistano responsável pelo projeto “Novas árvores por aí” que, com ajuda de amigos, segue plantando árvores em São Paulo, em busca de ar puro, de um ambiente mais agradável e menos poluição. Uma busca pela internet mostrou iniciativas semelhantes bem-sucedidas em outros locais do país. Com esses exemplos em mente, a médica do trabalho da Gerdau, Aucy Alcântara, não teve dúvidas: “queria fazer isso em Ouro Branco, trazer mais árvores e todos os seus benefícios, além de semear a responsabilidade e a educação ambiental por aqui”.
A mobilização começou logo em seguida. Primeiro, a médica iniciou os contatos com os colegas voluntários da empresa e uma ação piloto foi realizada durante a Sipat da empresa. A ideia foi multiplicando, novas pessoas aderiram ao projeto e, no dia 1 de outubro, o recém-criado grupo “ PlantÁrvores – RespirÁrvores” se reuniu na Av. Mariza Souza Mendes, para sua primeira ação de plantio. Além dos Voluntários Gerdau, escoteiros, comunidade escolar, rede de vizinhos, representantes do Sebrae e a Polícia Militar apoiaram a iniciativa, com pás, mudas, adubos, acompanhamento e no próprio trabalho de plantio. “Também tivemos o apoio da secretaria do meio ambiente, que repassou orientações técnicas para o plantio e manutenção das mudas”, conta Aucy, que coordena o grupo.
No primeiro evento, 78 mudas foram plantadas. A preferência é por espécies da Mata Atlântica e também árvores frutíferas, para atrair os pássaros. Segundo a médica, a experiência inicial irá permitir um sucesso ainda maior na segunda edição, já em fase de planejamento. “Nesse primeiro evento, escolhemos uma área desabitada da cidade. Para o próximo, a ideia é partir para um local com moradias e envolver os vizinhos na doação de mudas maiores e nos cuidados de manutenção”, explica a coordenadora. Ainda sem data marcada, o próximo plantio deve ocorrer nas próximas semanas, aproveitando o período chuvoso para garantir o desenvolvimento das árvores.
A iniciativa é aberta a toda a comunidade de Ouro Branco e região. Os interessados podem acompanhar a agenda e dicas de cuidados com plantas por meio da página “PlantÁrvores – RespirÁrvores” no Facebook.
Segundo a médica, além da participação no evento, o grupo pede o apoio da população para a divulgação e multiplicação da iniciativa e, ainda, e precisa da doação de ferramentas, adubos, mudas e outros materiais. “A Natureza precisa de todos e nós precisamos muito mais dela! Vamos entusiasmar e participar”, convida.