Com o lápis e calculadora do lado, o secretário municipal de cultura, Geraldo Lafayette, faz as contas para colocar todas as ações e projetos
previstos dentro do minguado orçamento que não passa de R$ 1 milhão ao ano do setor. “Temos que usar a criatividade e as parceiras para criarmos os nossos eventos”, frisou. Com este mote ele e sua equipe se debruçam diariamente para fecharem a extensa programação do Festival de Inverno. Já partir do próximo dia 1º a cidade vai receber um leque de atividades e eventos que prometem aquecer o frio dos lafaietenses e dos visitantes.
“Pra dizer que FICO bem” carrega o nome do festival e sintetiza um pouco do que vai acontecer e rolar durante todo o mês de julho. E tem evento para todos os gostos e idades. Toas as artes estarão representantes como a literária, o teatro, o cinema, a música, dança, manifestação popular, etc. Lafaiete vai se tornar um caldeirão da cultura.
Programação
Segundo Geraldo Lafayette a frente do cargo e menos de 50 dias a programação oficial fica pronta na semana que vem, mas ele antecipou um pouco do que vai acontecer na cidade onde o povo vai respirar cultura. Entre 1º e 8 de junho, ocorre a semana literária com teatro, saraus, oficinas e o lançamento do livro autobiográfico “Receitas de Memória”, da lafaietense “Dulcineia Antoniazzi”, radicada em São Paulo há mais de 50 anos. Os eventos acontecem na biblioteca pública no Solar do Barão de Sussuí.
Entre 7, 8 e 9 acontece o festival da canção, uma iniciativa entre o Centro Ensino Superior e a Secretaria de Cultura e acontecerá no campus da universidade.
Entre 9 a 14, Lafaiete ganha a semana da dança do cinema. Está prevista a exibição de documentários e filmes da sétima arte. O evento tem apoio e parceria do “Cine Clube Paradiso” e “Cinema em Casa” e do cineasta lafaietense Rodrigo Meireles.
Na dança, academias e grupos preparam um evento eclético. No dia 15 acontece a Conferência Municipal de Igualdade Racial, levantamento
do mastro do Congado e Festival de Serestas. No Domingo, dia 16, Lafaiete é capital mineira do Congado.
Entre os dias 15 a 23, Lafaiete é o centro do teatro amador com o XVII Face (Festival de Artes Cênicas). Estão previstos 50 espetáculos e a participação de 42 grupos teatrais das 5 regiões brasileiras. Nesta época a cidade ganha um novo colorido.
Entre 24 a 30, Lafaiete promove a Semana da Música com a vinda do projeto “Minas ao Luar” e encerra com a tão aguardada apresentação do Madrigal Roda viva e a Orquestra da Polícia Militar. Haja fôlego para tanto evento.
Teatro Municipal
O secretário de cultura, Geraldo Lafayette, adiantou a nossa reportagem o Teatro Municipal será aberto e vai receber diversas apresentações teatrais. Geraldo explicou que o espaço não estava interditado, mas a prefeitura acatou uma sugestão de fechamento devido a não obtenção do Auto Vistoria do
Corpo de Bombeiros (AVCB). A secretaria está revisando a parte elétrica e em breve as cortinas estão no local para a abertura solene do teatro.