26 de abril de 2024 20:06

Uma relíquia preservada: prefeitura inicia reforma da Casa de Hóspedes

Um patrimônio abandonado há quase 10 anos começa a ser recuperado em Lafaiete: a Casa da Remonta ou também conhecida como “Casa de Hóspedes, localizada no Bairro Santa Matilde em Lafaiete (MG). O imóvel em estilo neoclássico foi erguido no início do século XX. O nome foi porque ali ficou hospedado o Governador de Minas em 1926 em sua visita a Conselheiro Lafaiete.

O bem pertence a União, mas durante O Governo do Prefeito Vicente Faria (entre 1997 a 2004), em parceria com o Exército, o município passou a ser tutor do espaço, zelando pela manutenção. Ele foi tombado em 2002 pelo município.

Desde então, o imóvel não passou por uma reforma ou manutenção quando veio deteriorando ao longo dos anos. Pois então, a prefeitura iniciou recentemente uma reforma no telhado. Os recursos de R$600 mil são do próprio município através do Fundo da Cultura.

A obra atende um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Município e o Ministério que se transformou em um Ação Civil Pública. Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, um projeto geral de reforma da Casa dos Hóspedes já foi elaborado, mas a prefeitura não dispõe de recursos suficiente para a obra. “Estamos iniciando pela reforma do telhado para proteger o imóvel e vamos correr atrás de recursos nas leis de incentivo à cultura e preserva mais este patrimônio. Na atual gestão nunca se fez tanto pelo patrimônio histórico de nossa cidade”, pontuou o Secretário.

A empresa responsável pela reforma do telhado é a Sênior Engenharia.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade