Um temporal de mais de 40 minutos assustou os moradores do Bairro Pires, em Congonhas. Eram por volta das 12:00 horas desta sexta-feira (17) quando um caiu caiu na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Vidraças quebradas, paredes danificadas e os outros problemas, danificando outras áreas do templo. No local onde o raio caiu na torre foi aberto um buraco. Não houve feridos.
A Igreja é da década de 50 e faz parte do inventário de bens tombados do Município. E ela tem história, além de sua originalidade que precisa de um restauro e uma ampla reforma. O Pároco Paulo Barbosa disse que nossa reportagem que o exemplar católico precisa de atenção do poder público e suspendeu celebrações diante de riscos que poderiam comprometer sua estrutura. O religioso já solicitou uma vistoria da Defesa Civil de Congonhas para as devidas providências e buscar soluções na sua preservação. Segundo ele, um para-raio foi danificado.
A igreja guarda históricas. O falecido Técnico Telê Santana fez uma promessa que há 50 anos era considerada impagável. O jovem treinador do Galo, então com 40 anos apenas, quando o Atlético Mineiro, em 1971, foi campeão brasileiro, percorreu a pé de Belo Horizonte até a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Pires. Uma caminhada de 67 quilômetros.