Ontem, dia 8, durante a Missa celebrada pelo Arcebispo de Mariana, hoje administrador arquidiocesano, Dom Geraldo Lyrio Rocha, recebeu homenagens entre as quais a Moção de Aplauso concedida pela Câmara de Conselheiro Lafaiete. De iniciativa do vereador Sandro José (PSDB), a Moção foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo representado o papel desempenhado pelo religioso ao longo de mais de uma década a frente da Arquidiocese Primaz de Minas e uma das mais antigas do Brasil. Com a renúncia por limite de idade, Dom Geraldo deixa o cargo agora para o comando do arcebispo para Dom Airton José dos Santos que no próximo dia 23 toma posse na Arquidiocese de Mariana.
Em sua homilia, Dom Geraldo destacou o significado da festa do Sagrado Coração de Jesus para os católicos. “A festa do Coração de Jesus deve despertar no nosso coração os sentimentos do coração de Cristo. A festa do Coração de Jesus só será autêntica se nós abrirmos o coração para o próximo”, disse Dom Geraldo.
No final da celebração, talvez a última missa celebrada por Dom Geraldo em solo lafaietesense, ele recebeu homenagens da paróquia do Sagrado Coração de Jesus e da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. Os vereadores Sandro José, Darci José dos Santos, Fernando Bandeira, Pedro Américo e Alan Teixeira, entregaram ao administrador arquidiocesano uma “Moção de Aplauso” em reconhecimento ao trabalho realizado a frente da Arquidiocese de Mariana. Dom Geraldo agradeceu as homenagens e destacou que mesmo deixando o cargo de arcebispo continuará servindo a Igreja e pediu aos fiéis que continuem rezando por ele. “Foram aos de vida religiosa dedicada aos povo católico e esta simples homenagem carrega todo o sentimento de gratidão de todos os lafaietenses”, resumiu o vereador Sandro José.
- Colaboração:site Lafaiete Agora
- -Foto Capa: Mauro Dutra Faria