Ontem a noite (7), representantes da Associação de Mães Unidas Pela Deficiência (AMUPD), de Lafaiete, marcaram presenças na sessão da Câmara para buscar apoio a falta de transporte público para parte das crianças com deficiência que desde hoje estão sem o serviço e impedidos de irem às aulas. Eles levaram uma carta cobrando uma solução para os estudantes.
Porém, as representantes deixaram o plenário ofendidas com algumas falas, com certo preconceito, dos vereadores. A associação divulgou uma nota repúdio nas redes sociais e na próxima quinta-feira (9) marcaram presença novamente na sessão cobrando uma retratação.
Leia nota.
“Ontem estivemos na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete para levarmos até aos Ilustres Vereadores mais uma vez a demanda do transporte e das monitoras. Infelizmente em conversa com um Vereador foi citado sobre o colar de girassol que se fez lei em 2022 e agora estamos divulgando e fazendo valer a lei, pois o mesmo Vereador se referiu ao colar para identificação das pessoas com deficiência não Visíveis ou ocultas como MARCAR GADO … ISSO MESMO , DISSE QUE NÃO CONCORDAVA COM O COLAR SE REFERINDO A MARCAÇÃO DE GADO. Fica aqui nossa total indignação à essa fala e tristeza por tamanha ignorância e crítica. É necessário muito estudo e conhecimento a todos. Inclusive convidamos o Sr Vereador a passar um dia, aliás algumas horas com os olhares de julgamento para nossos filhos enquanto precisamos ir a um banco ou supermercado e usar a fila exclusiva sem identificação e temos que explicar e justificar o tempo todo porque estamos ali , já que a deficiência não é visível!
Mas para fechar a noite mais dois vereadores repetiram a frase “FAZENDO CARETA PRA CEGO”….frase totalmente capacitista! Precisamos urgente mudar essas falas ainda mais num lugar como Câmara Municipal que os senhores mesmo dizem ser a casa do povo ! Para quem quiser saber sobre quem são os mesmos assistam no YouTube a sessão de hoje !!!
Aguardamos ansiosos que os mesmos refaçam suas falas e estejam dispostos a realmente aprender e entender sobre as PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!
Observação: a fala sobre ” marcar gado ” foi falada diretamente as mães que estavam presentes!”.
“Aguardamos seção de quinta-feira que essas falas sejam refeitas por quem as fizeram e que jamais isso se repita principalmente vindo de órgãos públicos que deveriam dar exemplos a sociedade… não iremos mais aceitar NADA que desrespeitem nossos filhos. Chega estamos cansados de piadas de frases capacitadas de pejorativos”, disse um pai nas redes sociais.