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Vereador critica serviços dos Correios: 30% dos bairros não são atendidos; estatal responde

Usando a Tribuna da Câmara as duas últimas semanas, o vereador e líder do prefeito, João Paulo Pé Quente (DEM), criticou a precariedade do serviço de entregas de cartas, boletos e demais correspondências em Lafaiete.

Vereador João Paulo/CORREIO DE MINAS

Ele recebeu reclamações e denúncias de empresas que dependem do serviço de cobranças da estatal diante dos recorrentes atrasos que geram gerando transtornos tanto para elas como para os consumidores/clientes com multas e juros. “Lafaiete tem mais de 100 bairros e em pelo menos 30 a população não é atendida satisfatoriamente. Os clientes não recebem em dia as cobranças e isso vem acarretando prejuízos para ambos os lados. Fizemos o cepeamento por rua, trabalho que consumiu mais de 3 anos de trabalho desta Casa. E agora vemos que pouco adiantou em agilizar os serviços. As pessoas têm de se deslocar de suas casas para buscaram as cartas e boletos. È uma vergonha e um absurdo com nossa população”, desabafou repudiando a estatal. “Fizemos o cepeamento mas onde está a contratação de mais carteiros?”, questionou.

Ele citou que a empresa lhe repassou um email listando nas duas agências dos Correios (Queluz e Central).

O outro lado

Nossa reportagem ouviu a assessoria de imprensa dos Correios nas denúncias de Joâo Paulo Pé Quente. “Sobre eventuais atrasos na entrega de correspondências, os Correios informam que monitoram diariamente a distribuição domiciliária, sendo que no município de Conselheiro Lafaiete as entregas estão operando dentro da normalidade. A empresa ressalta que, para que sejam apuradas com precisão inconformidades apontadas por clientes, é fundamental o fornecimento de informações básicas, como a identificação do logradouro do manifestante, bem como a sua numeração (no caso de objetos simples) ou o número do registro no caso de objetos qualificados.

 Os Correios destacam ainda que, no caso de objetos postais simples, devido ao fato de não possuírem número de registro, os mesmos não são passíveis de rastreamento. Como tais objetos não necessitam de recibo no momento da entrega e geralmente são dispostos em portarias ou caixas receptoras de correspondências, a data em que o destinatário toma ciência do objeto nem sempre corresponde à data em que o mesmo foi entregue no domicílio.

 A atribuição de CEP por logradouros traz inúmeros benefícios para a população, como melhor agilidade e qualidade de serviços prestados pelos Correios, maior celeridade na identificação dos endereços por órgãos e concessionários públicos (Bombeiros, Polícia, INSS, Receita Federal, CEMIG), bem como é utilizado por diversos sites de comércio eletrônico para definir áreas de atendimentos, prazos de entrega, frete grátis, dentre outros.

Esclarecemos ainda que a distribuição postal domiciliária é regulamentada pela PRT MINICOM 6206 na qual estabelece condições para implantação do serviço de entrega postal. No município de Conselheiro Lafaiete há bairros que não são atendidos pelos serviços de entrega dos Correios por não atender integralmente esses critérios, onde podemos destacar:

a)     as vias e os logradouros ofereçam condições de acesso e de segurança ao empregado postal;

b)      os logradouros e as vias disponham de placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal ou distrital responsável;

 c)     os imóveis apresentem numeração de forma ordenada, individualizada e única;

d)      os imóveis disponham de caixa receptora de correspondência localizada na entrada da residência, ou haja a presença de algum responsável pelo recebimento no endereço de entrega.

Aguardamos as providências por parte da Prefeitura e dos moradores para que possamos realizar os estudos técnicos de dimensionamento de recursos necessários à prestação do serviço. Até que a distribuição domiciliária esteja implantada, as correspondências continuarão sendo entregues na Agência dos Correios, por meio do serviço de Posta Restante, conforme previsto nas normas”, informou.

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