O Ministério do Turismo divulgou na segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Pelo Circuito Villas e Fazendas, dez foram os Municípios inseridos: CASA GRANDE, CATAS ALTAS DA NORUEGA, CRISTIANO OTONI, CONSELHEIRO LAFAIETE, ITAVERAVA, LAMIM, QUELUZITO, RIO ESPERA, SANTANA DOS MONTES e SENHORA DE OLIVEIRA.
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, estabelecidos pelo Ministério do Turismo, entre eles a obrigação de participação em instância de governança, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.
Os Municípios inseridos no Mapa foram classificados com a categorização de A até E, que foram definidas através das seguintes variáveis:
* número de estabelecimentos formais cuja atividade principal é hospedagem;
* número de empregos formais no setor de hospedagem;
* estimativa de turistas a partir do Estudo de Demanda Doméstica.
O Circuito Villas e Fazendas parabeniza os municípios por mais essa certificação! Para as informações de cada município que compõe o Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021, podem ser acessadas no http://www.mapa.turismo.gov.br.