O abono do PIS/Pasep é muito esperado pelos trabalhadores, dessa forma, aqueles que foram recém aprovados, mal podem esperar para o receber.
O abono PIS/Pasep é muito aguardado pelos trabalhadores. O que será repassado em 2023 é referente ao ano base de 2021, inclusive, cerca de 2,7 milhões tem valores a receber em 2023. Você sabe quando o valor será distribuído aos recém aprovados pelo abono? Aqui é o lugar certo para tirar essa dúvida.
O PIS é o abono referente a funcionários de empresas do setor privado, enquanto o Pasep, é o abono referente aos trabalhadores do setor público.
Graças a um novo processamento do Dataprev, dados do e-Social e Rais (Relação Anual de Informações Sociais), foram analisados para a corrigir divergências nos cadastros, que agora se encontram atualizados e regulares. Ainda, foi possível incluir mais trabalhadores brasileiros no benefício.
O repasse do abono de ano-base 2021 já começou a ser feito. Alguns beneficiários já receberam as parcelas, pois a distribuição começou a ser feita em fevereiro e continuarão até o dia 28 de dezembro.
No entanto, o valor deverá ser liberado aos novos beneficiados a partir de abril, mais especificamente, a partir do dia 5. O valor máximo referente ao repasse é de um salário mínimo, que, atualmente, é de R$ 1.302.
Para receber o abono, é necessário que o trabalhador receba até dois salários mínimos mensais, além disso, seus dados devem constar no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. O valor a ser recebido pelo abono, é referente a quanto tempo esse cidadão trabalhou no ano base, assim, o ano base é o de 2021.
Dessa maneira, tem direito a receber o PIS/Pasep, trabalhadores que prestaram serviços a pessoas jurídicas por pelo menos trinta dias, sejam esses consecutivos ou não, no ano base.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) já aprovou o calendário de pagamentos do abono, confira.
Calendário PIS/Pasep
- Nascidos em janeiro e fevereiro (PIS) ou finalizado em 0 (Pasep), recebimento a partir de 15/02;
- Nascidos em março e abril (PIS) ou finalizado em 1 (Pasep), recebimento a partir de 15/03;
- Nascidos em maio e junho (PIS) ou finalizado em 2 e 3 (Pasep), recebimento a partir de 17/04;
- Nascidos em julho e agosto (PIS) ou finalizado em 4 e 5 (Pasep), recebimento a partir de 15/05;
- Nascidos em setembro e outubro (PIS) ou finalizado em 6 e 7 (Pasep), recebimento a partir de 15/06;
- Nascidos em novembro e dezembro (PIS) ou finalizado em 8 e 9 (Pasep), recebimento a partir de 17/07.
FONTE CAPITALIST