A queda vertiginosa, em função da pandemia e suspensão de diversas atividades comerciais, afetou diretamente as empresas de ônibus no Brasil. Há menos de 4 anos atuando no transporte público de Ouro Branco, a Turim foi afetada diretamente pela crise e pediu socorro a prefeitura para manter o serviço com qualidade e pontualidade.
Ela apresentou ao Prefeito Hélio Campos (PSDB) um alerta de uma queda de mais de 30% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o ano passado.
Visando manter o equilíbrio financeiro do contrato e continuidade do transporte público, sem penalizar com aumento o usuário, Campos enviou a Câmara um projeto de lei para abertura de crédito especial no orçamento de 2021 para subsidiar a operação da concessão do serviço.
O valor global do subsídio é de R$ 900 mil.

Teto e valor mensal
Segundo a Prefeitura, o valor é de ficha orçamentária teto e será concedido ao longo de 2021. A proposta não é de valor fixo e será avaliado de acordo com os elementos do transporte público, como receita, volume de usuários, etc.
A proposta é a contratação de uma empresa para avaliar mensalmente os dados do transporte para a definição do repasse do subsídio.
Lafaiete
Na semana passada, a Câmara de Lafaiete aprovou projeto que destinará R$233 mil durante 2 meses para a empresa que assumir provisoriamente o transporte público.