Foii realizada na Casa Paroquial, em que participaram a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Secretaria de Obras, Paróquia Santo Antônio e Viotti Edificações. Foi discutido o cronograma de obras e demais detalhes que se fizeram necessários. Após a reunião foi feita uma visita técnica ao local para análise da edificação. O restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco é um marco para a nossa comunidade.
Sobre as Obras
A Igreja Matriz de Santo Antônio tem a conclusão de sua edificação no final do século XVIII (18), em 1779. Guardiã do tempo e da história de Ouro Branco, a Matriz conta com técnica de construção que tem por base a pedra sabão. No interior, a nave, o arco-cruzeiro e a capela-mor constituem um dos conjuntos de talha barroca mais bonitos de Minas.
Agora, em 2021, com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, IPHAN, IEPHA, Caixa Econômica Federal, Arquidiocese de Mariana, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Prefeitura serão executadas:
Empresa Viotti Edificações – José Almir; Contrato de repasse: operação 1068121-30 convênio 895522/2019 – OGU via Caixa. Órgão: Ministério de da Justiça e Segurança Pública/Fundo De Defesa Dos Direitos Difusos: R$1.332.651,61. Contrapartida: R$ 40.947,81 e Valor Licitado Total: 1.315.570,36. O recurso está em conta bloqueado, e é liberado pela GIGOV/BH de acordo as medições.
Resumo dos Serviços a serem executados:
Promover a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, visando sua conservação preventiva através das seguintes ações: Agenciamento externo; Limpeza da cantaria; Intervenção na pavimentação de ladrilho hidráulico; Intervenção no tabuado; Revisão das escadas; Revisão dos rebocos; Pintura geral; Revisão dos forros; Revisão das cimalhas; Revisão do guarda pó e cachorrada; Tratamento das esquadrias. Revisão do telhado; Verificação dos rufos; Tratamento das fissuras e trincas