×

Caso de raiva bovina em cidade deixa a região em alerta

Na manhã desta última quarta-feira, 03/11, o Prefeito Vasiquinho, reuniu-se com representantes do IMA e secretários para discutir sobre a confirmação de um caso de raiva bovina no município.

Estiveram presentes os fiscais agropecuários Rodrigo de Faria Paiva e José Alcides Cobucci, Secretário de Agricultura Célio Manulli, Secretário de Meio Ambiente Luís Arthur e o médico veterinário Welington Alves.

Durante a reunião, o Secretário de Agricultura, Célio, informou que o registro de raiva bovina em rebanho é de um proprietário rural do município, e que já estão sendo realizadas ações conjuntas entre a Prefeitura e os órgãos adjacentes para evitar o surgimento de novos casos.

Os transmissores da raiva bovina são os morcegos hematófagos que são portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva, por meio da saliva do morcego infectado que, pela mordedura ou lambida em alguma ferida aparente do animal, transmite a raiva.

Notificação

O proprietário deverá notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial, a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos desses morcegos. A não notificação coloca em risco a saúde dos rebanhos da região, podendo expor o próprio homem à enfermidade. Sendo a raiva uma enfermidade de notificação compulsória (obrigatória), caberá sanção legal ao proprietário que não cumprir com esta obrigatoriedade. Quando se suspeita de raiva em um animal é indispensável recorrer a um veterinário da Inspetoria Veterinária do município para a realização de uma necropsia e coleta de material para exames laboratoriais e confirmação da doença.

Como ajudar?

– Vacinando o rebanho uma vez ao ano, ou de acordo com as orientações do IMA;
– Comunicando ao IMA a existência de abrigos de morcegos
(cavernas, bueiros, ocos de árvores, furnas, casas abandonadas na propriedade);
– Notificando ao IMA os casos de morte de animais com suspeita da doença, para coleta de material e exame em laboratório (gratuito).

Para maiores informações procure o IMA ou a Secretaria
de Agricultura e Pecuária de Carandaí.

VACINE CONTRA A RAIVA – A RAIVA NÃO TEM CURA – MATA

TELEFONES:
– IMA – 3361-1435
– SECRETARIA – 3361-1924
Secretaria de Agricultura e Pecuária – [email protected] (Uai News|)

INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA
(AUTARQUIA CRIADA PELA LEI N.o 10.594, DE 07.01.92)

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp