A partir de novembro, o Auxílio Brasil deve atender até 16 milhões de famílias. Em suma, o programa deve substituir o Bolsa Família, e exige a inscrição ou a atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) aos trabalhadores informais de baixa renda. De acordo com a Medida Provisória 1.061/2021, esse é um dos critérios para ter direito ao benefício. Abaixo, confira como saber se você foi aprovado para ganhar o benefício.
Auxílio Brasil: como saber se fui aprovado para receber o benefício?
Além dos dados atualizados no CadÚnico, a família precisa ter renda mensal de 1/2 salário mínimo por pessoa, e renda mensal total de até 3 salários mínimos. A exigência não vale para quem ganha o benefício Bolsa Família. Nesse caso, a migração para o novo programa vai ser automática, conforme as informações do Ministério da Cidadania.
Ademais, a melhor forma de saber se a família está cadastrada para receber o benefício e se precisa atualizar as informações, é através do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou ainda, em processo de averiguação e possibilita a impressão de comprovantes.
Se o usuário não tiver internet, precisa procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico.
Como atualizar?
De acordo com o Ministério da Cidadania, a falta de atualização leva à exclusão do registro no CadÚnico após quatro anos. E consequentemente, à perda de benefício. Todos os anos, o governo revisa os dados e chama as famílias com informações desatualizadas para corrigirem a situação. As famílias, no momento da inscrição, comprometem-se a atualizar os dados a cada 2 anos no máximo.
Por fim, a atualização só pode ser feita em um CRAS, ou em postos de atendimento do CadÚnico, ou do Bolsa Família. No caso de alteração de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível, para não perder o benefício.