A fé que move uma caminhada

13

Celiano dos Santos 001

Em breve Celiano da Silva partirá para mais uma empreitada em sua vida: percorrer a pé de Lafaiete a Aparecida do Norte. Ele não comenta, mas a sua saga já se repetiu pelo menos duas dezenas de vezes. A cada ano o percurso de sua peregrinação é diferente, passando por diferentes trajetos até chegar a seu destino final.
A distância de carro gira em torno de 500 km e Celiano gasta em torno de 13 dias em média a pé. Em uma das caminhadas anteriores chegou a percorrer 800 km. Celiano é porteiro e treina, nas horas de folga, quando distribui cobranças por Lafaiete para uma empresa do ramo imobiliário. “Atleticano”, como é conhecido popularmente, mesmo torcendo para o arquirival Cruzeiro, Celiano comenta que faz o trajeto não para pagar promessa ou alcançar uma graça. “Faço a caminhada para agradecer a Deus a vida e a de meus amigos e colaboradores. Por onde passo, seja distritos ou povoados, peço uma missa de ação de graças a todos”, disse.
Para chegar ao destino ele programa sua peregrinação com organização, planejamento e sabe de antemão onde vai pernoitar ou alimentar-se. Por diversas vezes foi recebido pelo lafaietense Dom Raimundo Damasceno em Aparecida do Norte.
Este ano ele já finalizando os preparativos para sua nova “caminhada da fé”. Ele percorre empresários, comércios, amigos e parceiros em busca de apoio e patrocínio para sua peregrinação. Sozinho, com a mochila às costas e material apropriado, levando sempre seu cajado com o crucifixo, seu trajeto este ano será por Entre Rios de Minas, Desterro rumo ao Sul de Minas. Desde que perdeu suas lembranças, fotos, recortes de jornais e outros materiais, não guarda mais nada da peregrinação. Tudo fia na memória dele. “Em breve estarei partindo para cumprir minha sina e levar os pedidos de todos os amigos e colaboradores que acreditam em Nossa Senhora Aparecida. Tenho uma fé inabalável nela”, disse convicto Celiano.
Quem quiser ajudá-lo em sua caminhada pode entrar em contato pelo telefone (31) 8514-6443.

Foto:reprodução