Após polêmica, Conselho aprova reforma da Praça Tiradentes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Àrvores serão substituídas por outras de novas espécies
Árvores serão substituídas por outras de novas espécies

A Prefeitura de Lafaiete iniciou esta semana a reforma da história Praça Tiradentes após aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Conphic). A obra está a pleno vapor e deve demorar cerca de 60 dias para a sua conclusão. Tombado pelo patrimônio histórico, a intervenção na praça consta de retirada de 50cm nas duas laterais para colocação de “boca de lobo” na via direita. Diversas árvores do tipo fícus foram suprimidas para o plantio de noas espécies. Segundo o Secretário de Obras, Geraldo Túlio, haverá melhorias nos bancos e mesas, iluminação e nos monumentos. “A praça já foi muito modificada, passando por inúmeras alterações desde seu tamanho, paisagismo, monumentos e layout”, disse a Secretária de Cultura Mauricéia Ferreira, ao ser questionada se a obra modificaria a originalidade da praça.

Conselho de cultura
Há mais de 2 meses, O Conphic, órgão deliberativo formado pelo poder público e a sociedade, havia barrado a obra por votação unânime de conselheiros. Para vencer a resistência interna, o prefeito Ivar Cerqueira (PSB) apresentou detalhes do projeto corrigindo equívocos.
Segundo o Presidente do Conphic, Geraldo Lafayette, não haverá uma mudança no tamanho ou formas da praça Tiradentes. “Serão apenas pequenos reparos e a construção de uma canaleta ao redor, facilitando o escoamento das águas e alargando um pouco cada lado das avenidas, permitindo o tráfego de dois carros por vez. Na praça em si, não haverá grandes alterações. Apenas retiradas de duas árvores que já estão comprometidas”, explicou. O Conselho por sua vez sugeriu a suspensão do monumento da Índia Carijó, e a retirada da grade e lago (sem utilização) ao entorno dela. Segundo Lafayette, a suspensão daria ao monumento maior evidência, menor risco de vândalos e sobretudo, a possibilidade de retirada da grade. O Secretário de Obras, Geraldo Túlio, acatou a sugestão e vai providenciar a elevação.
Ao entorno do monumento serão colocadas as mesas de jogos. Também era feito um novo paisagismo para a praça. O abrigo de ônibus foi retirado para a colocação de um novo mais amplo e confortável aos usuários dos coletivos.A prefeitura também vai reformar e restaurar a Fonte Luminosa e Coreto, completando a reforma completa da praça resgatando sua beleza.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *